vários anéis de ouro de diversos tamanhos e cores

Quais são os tipos de ouro e como saber se é verdadeiro?

Identificar se uma joia de ouro é verdadeira não é uma tarefa fácil, principalmente porque existem diversos tipos de ouro, de cores e densidades variadas. Antes de comprar uma peça, é importante conhecer os diferentes teores de pureza (18k ou 14k, por exemplo) e os tons de ouro disponíveis.

Neste artigo, vamos te explicar tudinho. Vem com a gente!

Tipos de ouro em relação a pureza

Na natureza, o ouro é encontrado, na maioria das vezes, em associação com outros metais, principalmente a prata e o cobre. As joalherias também misturam o ouro a outros metais, em menor quantidade, para obter diferentes resultados de brilho, resistência e cor.

Assim, quanto maior a porcentagem de ouro na liga metálica, mais pura consideramos a joia de ouro. Veja abaixo os diferentes tipos de ouro no que diz respeito a pureza:

Tipo de ouro (nomenclatura antiga) Nomenclatura nova Características
Ouro 24k Ouro 999 ppm Ouro na sua forma mais pura (99,9%), porém muito maleável e pouco resistente. É mais utilizado em barras e moedas.
Ouro 22k Ouro 916 ppm Tem 91,6% de ouro, por isso é bem dourado e brilhante, mas também é menos durável e resistente que o 18k. Utilizado em joias.
Ouro 18k Ouro 750 ppm  Tem 75% de pureza e é o mais utilizado no mercado da joalheria, por combinar boa resistência ao brilho dourado extravagante. É durável e versátil, com possibilidade de obter várias cores.
Ouro 14k Ouro 585 ppm Tem 58,5% de pureza e também é comum na joalheria. É mais resistente e durável que o 18k, apesar de menos puro e sutilmente menos brilhante.
Ouro 12k Ouro 500 ppm Sua composição é metade de ouro e metade de outros metais. Bem resistente, porém menos brilhante e puro que o ouro 14k e 18k.
Ouro 10k Ouro 417 ppm Tem 41,7% de ouro na composição e alta resistência, mas é menos puro e brilhante que os outros tipos.
Ouro 9k Ouro 375 ppm Possui 37,5% de ouro na composição, porém é menos puro e brilhante que os outros tipos.
Ouro 8k Ouro 333 ppm Tem 37,5% de ouro na composição, porém é menos puro e brilhante que os outros tipos.

A Prata e Arte trabalha com joias de ouro 18K, de diferentes modelos e preços. Já nas joias mistas, feitas majoritariamente de prata ou aço, os detalhes dourados são confeccionados com ouro 10k.

mão de mulher usando anel de ouro com pedra solitária

Como você pôde notar, a nomenclatura das joias de ouro passou por uma mudança. O termo quilates (k) foi abolido em 2016 pela norma ABNT NBR ISO 9202, sendo substituído pelo número da pureza em partes por mil (ppm).

A unidade de medida antiga era uma referência à semente de mostarda, que em Inglês significa “karat”. Como a densidade de 24 sementes de mostarda correspondem à densidade do ouro puro, o termo “24k” representava o ouro mais puro.

Interessante, não é? Mas também temos que combinar que a nova nomenclatura é bem mais fácil de entender, certo? Basta colocar uma vírgula antes do último número para descobrir a porcentagem exata do ouro na joia!

Tipos de ouro em relação a cor

Além da pureza, podemos diferenciar as joias de ouro por tipo de cor. Dependendo dos metais combinados ao ouro, podemos chegar a diferentes tonalidades e obter:

  • ouro amarelo (com prata e cobre);
  • ouro branco (com maior presença de prata, paládio ou zinco);
  • ouro vermelho (com maior presença de cobre);
  • ouro rosé (com maior presença de cobre);
  • ouro verde (com prata e cobre).

Como saber se o ouro é de verdade?foto de aliança de ouro na palma da mão

De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, existem quatro tipos de testes profissionais para avaliar se uma joia de ouro é de verdade:

  • pedra de toque;
  • copelação (fire assay);
  • métodos espectroscópicos, como o ICP (inductively coupled plasma);
  • e fluorescência de raios-X.

O último método é o único que detecta não apenas o teor de ouro da joia quanto também de outros metais presentes na liga. Já a copelação apresenta a menor margem de erro, de 0,02%, e é o padrão internacional para análise de teor de ouro, segundo a ISO 11426:2014.

Todos esses testes podem ser realizados por um joalheiro ou profissional especialista. Sem eles, não é possível afirmar, com certeza, se uma joia de ouro é genuína ou não. Mas alguns sinais podem despertar o alerta, tais como:

  •  brilho opaco;
  • cor pálida;
  • grandes alterações na cor, ficando verde ou preta (pressupondo que não haja contato com produtos químicos agressivos)

Além disso, se uma peça é apenas revestida de ouro, o revestimento irá se desgastar com o tempo e mostrar o metal que estava por baixo.

Por isso, o melhor a fazer é comprar joias de ouro de marcas confiáveis e ter cautela com preços muito diferentes dos praticados no mercado. 

A Prata e Arte tem 20 anos de história e 21 lojas físicas espalhadas pelo estado do Paraná. Nosso site de e-commerce também é auditado pelo DigiCert e possui o selo de segurança do Google. Confira aqui nossa Política de Segurança e Privacidade.

E aí? Qual dos tipos de ouro é o seu preferido? 

Veja nossas opções de aliança, anel, colar, brinco e pulseira de ouro na Prata e Arte. Ganhe frete grátis em compras acima de R$ 220!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.