Conheça o significado da pérola, a rainha das gemas

Você sabia que a pérola é a pedra preciosa mais antiga do mundo? Imagine quanta história essa queridinha da joalheria carrega! Segundo especialistas, a pérola começou a ser usada como joia nos séculos XVIII e XIV exclusivamente pela aristocracia europeia. Foi chamada de “rainha das gemas” devido ao seu processo de produção, que é natural.

A pérola é produzida dentro de moluscos, no fundo do mar, como resultado da calcificação do nácar, uma substância que esses organismos têm para combater irritações. Curioso, não é?

Esse processo tão delicado é o que faz a pérola ser uma pedra única. Quando o uso se popularizou, as pérolas passaram a ser cultivadas em ambientes controlados e até fabricadas de maneira sintética.

Vamos te contar mais sobre isso aqui no blog da Prata e Arte. Para começar, aqui estão algumas referências de moda mostrando que a pérola combina com tudo. Garanta a sua joia com pérola usando o cupom VIP10, exclusivo para leitores do blog.

Qual é o significado da pérola?

Por causa de sua preciosidade, a pérola ganhou muitos significados ao longo do tempo em diferentes culturas e tradições. A mitologia grega relaciona a pedra preciosa com a água do nascimento. Para os gregos, a pérola é uma lágrima dos deuses.

Também é da Idade Antiga que vem algumas histórias e curiosidades relacionadas à joia. Uma delas conta que o imperador romano Júlio César deu uma pérola de presente à sua amante Servília Cipião. Mas ele não foi o único romano a usar a pedra como moeda: o general Vitélio roubou um brinco de pérola de sua mãe para financiar seu retorno ao exército.

É claro que deusas antigas não ficam de fora dessas histórias, afinal, pérolas são símbolo de poder e feminilidade. Cleópatra, por exemplo, triturou uma delas e bebeu com vinho. Seu objetivo? Mostrar aos convidados que ela era uma mulher impressionante.

Por falar em mulheres impressionantes, você sabia que Vênus, a Deusa da Beleza e do Amor, era chamada de Pérola da Grécia? Já deu para perceber por que as joias com essa pedra preciosa são muito representativas na história e especialmente ligadas ao universo feminino. Por isso as pérolas também são muito usadas em joias de casamento.

Quer usar pérolas? Na Prata e Arte temos várias opções de joias que utilizam a pedra para você montar mix estilosos mesclando pulseiras, brincos, colares e anéis. E tem cupom exclusivo para leitores do blog: use VIP10 e compre com 10% de desconto.

Pérolas significam energia e pureza

Há muitos significados da pérola relacionados a energias de cura, feminilidade, proteção e amor. É o caso da Índia, que utiliza a pedra contra hemorragias e doenças dos olhos, e da Europa, que já a usou para tratar doenças psíquicas.

No viés místico, a pérola é considerada “a luz intelectual do coração”, enquanto as tradições religiosas encontram várias citações bíblicas que colocam a pérola como símbolo de riqueza e espiritualidade.

O que todas as tradições e crenças têm em comum? A paixão pela pérola! Isso nós também compartilhamos por aqui: essas pedras são encantadoras para a moda e para a joalheria.

Ao longo dos séculos, adornaram coroas de reis e rainhas, participaram de celebrações de amor, contaram histórias e se transformaram em um símbolo de estilo e sofisticação.

Como a pérola é produzida?

Na natureza, a pérola é produzida por ostras de água salgada e água doce quando um corpo estranho (grão de areia, verme ou parasita) entra em seu organismo. 

Esta intrusão causa uma irritação no manto da ostra que, para se proteger, produz uma camada de nácar (substância calcária brilhante) para envolver e isolar o corpo estranho. 

Após o acúmulo de várias camadas nacaradas e cerca de três anos de maturação, a pérola é formada. 

Esse processo é extremamente raro: acontece em uma a cada 10.000 ostras, segundo o Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA).

Já as pérolas sintéticas são produzidas em laboratório, com a inserção de um grão de areia no interior da ostra. Esse processo induzido imita a formação natural das pérolas, porém de uma forma controlada.

As pérolas artificiais , por outro lado, são produzidas em fábricas por meio da injeção de uma substância líquida dentro de um molde redondo de vidro ou plástico. 

Quais são os tipos de pérolas?

Tanto a produção no mar quanto a produção em cultivo dão origem a pérolas de diferentes tipos, que variam na cor e no tamanho. Até mesmo aquelas que não se formam conforme esperado podem ser transformadas em joias incríveis.

Veja agora 7 tipos de pérolas.

  • Pérola Akoya. Encontrada nas cores branco ou creme, este tipo de pérola é cultivado em águas salgadas na China e no Japão. O tamanho varia de 2 mm a 10 mm e as esferas são perfeitamente redondas. Curiosidade: a pérola Akoya é produzida por ostras perlíferas, que são as menores do mundo.
  • Pérola Arroz e Freshwater. Também conhecida como Keshi, essa pérola tem formato irregular, apresentando-se arredondada ou mais alongada, parecendo um grão de arroz. É cultivada em águas doces.
  • Pérola Tahiti. A famosa pérola negra é cultivada no Tahiti e na Indonésia e seu tamanho pode variar de 8mm a 16mm. Além da cor negra, também é encontrada nas cores roxa, azul, verde e cinza.
  • Pérola South Sea. Provenientes dos mares do sul, essas pérolas têm tamanhos entre 9mm e 20mm e são consideradas as maiores e mais bonitas do mundo. As cores mais comuns são o branco, o creme e o dourado.
  • Pérola Barroca. É o tipo de pérola que não se formou como esperado no cultivo, mas nem por isso perde seu valor. Pelo contrário: cada pérola barroca tem características únicas de cor, tamanho e formato, o que as deixa ainda mais especiais.
  • Pérola Biwa. Tem origem no Lago Biwa — o maior do Japão — e é cultivada de maneira minuciosa e cuidadosa por artesãos japoneses, seguindo um processo tradicional e antigo da região.
  • Pérola Shell. Feita a partir de um substrato de porcelana com madrepérola natural, recebendo esmaltação de alta qualidade, com nácar de pérolas naturais moídas em sua composição.

Confira as joias com pérola da Prata e Arte

No mix de produtos da Prata e Arte, contamos com diversos tipos de pérolas, tanto artificiais, fabricadas sinteticamente com os melhores materiais para conferir beleza e brilho, quanto as pérolas naturais, extraídas através de processos específicos da natureza. As joias com pérola são perfeitas para compor looks de todos os estilos, do rock ao romântico, em ocasiões especiais ou no dia a dia.

Confira uma seleção de joias com pérola da Prata e Arte.

Aproveite o cupom de 10% de desconto para leitores do blog, usando o cupom VIP10.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.