Veja os 7 estilos universais de moda e descubra qual é o seu

Entra tendência, sai tendência, volta tendência. Já ficou claro que a moda é feita de ciclos, mas tem algo que nunca muda, que são os estilos universais. Eles são a base da moda e é sobre eles que vamos falar aqui neste artigo. A teoria dos sete estilos universais foi criada por Mimi Dorsey e Alyce Parsons, especialistas em moda lá nos Estados Unidos. A dupla escreveu o livro “Style Source”, onde explicam que há sete categorias de estilo. 

Além de dar detalhes sobre cada referência, elas também contaram que não precisamos adotar um estilo só: podemos nos identificar com vários deles. A teoria dos sete estilos universais relaciona a personalidade e o comportamento individual como ferramentas para escolhermos aquilo que vamos vestir.

Antes de te explicar melhor cada um dos estilos, fica a dica: na Prata e Arte você encontra joias para todos eles! E leitores do blog têm 10% de desconto com o cupom VIP10.

Quais são os sete estilos universais de moda?

Os sete estilos de moda considerados universais são: tradicional, elegante ou refinado, criativo, esportivo, romântico, sexy e urbano ou moderno. Esse mapeamento não tem a ver somente com consumir tendências ou ter um guarda-roupas cheio. Ele reflete nossas personalidades, identidades e características pessoais. Veja mais sobre cada estilo a seguir.

Estilo clássico ou tradicional

Cortes retos, tecidos estruturados e cores sóbrias são as características deste estilo. Aqui entram roupas sem estampas e os cortes de alfaiataria, junto com sapatos clássicos de salto, como os scarpins. O estilo clássico transmite seriedade, mas não é careta, viu? Para incorporar elementos modernos, a dica é investir em acessórios com brilho ou pontos de cor. Um mix de joias da Prata é uma boa escolha para as clássicas.

Estilo elegante ou refinado

Entre os sete estilos universais, este é o mais sofisticado. Marcado pelo uso de peças que estão em alta aliadas a clássicos da moda, o estilo elegante é o básico para quem busca transmitir sofisticação em cada look. Também é o lugar dos tecidos estruturados em materiais como linho e seda. Mas há espaço para um bom jeans! Cortes amplos e acessórios que transmitem luxo podem conferir um ar elegante à roupa do dia a dia.

Estilo criativo

Ousadia e originalidade são as palavras que definem o estilo criativo na moda. Se você adora cores fortes, estampas e maxi acessórios, este é o seu estilo! A criatividade abre um universo de possibilidades para combinar roupas que estão em alta com peças relacionadas à sua história. Uma marca do estilo criativo é que as tendências são adaptadas para combinar com a personalidade de quem está usando. É um estilo que foge do lugar comum e demonstra autenticidade. As joias não ficam de fora: dá para misturar materiais, peças clássicas com outras mais ousadas e fazer infinitas combinações de brincos, colares, pulseiras e anéis.

Estilo esportivo

Lembra quando surgiu o termo athleisure? A incorporação de peças que eram usadas para a prática de esportes ao universo da moda deu origem a esse termo e ganhou contornos de alta costura. O estilo esportivo é marcado pelo conforto, com peças amplas, tecidos leves e looks básicos. É uma escolha versátil, que abraça várias tendências de moda, adaptando-as a looks com estética urbana. Os acessórios vão de tênis a bonés, passando, é claro, pelas joias.

Na Prata e Arte você encontra muitas opções de joias para compor seu estilo esportivo. Aproveite que está por aqui e use o cupom VIP10, que dá 10% de desconto para leitores do blog.

estilo-esportivo

Estilo romântico

Estampas pequenas, corações, flores e tons pastel: todo mundo tem uma quedinha pelo estilo romântico! Fácil de combinar com outros estilos de moda, é caracterizado por peças delicadas, com detalhes que transmitem doçura e feminilidade. As joias ocupam uma posição importante dentro do estilo romântico, com destaque para as pérolas, o ponto luz e a prata envelhecida.

Dá uma olhada nessas sugestões românticas da Prata e Arte.

Estilo sexy

Um estilo de moda que também marca a feminilidade é o sexy. Aqui, no lugar da delicadeza, entra uma personalidade mais forte e enigmática, que revela o nosso girl power. Os looks do estilo sexy carregam cortes fortes que se combinam de maneira ousada, seja na maquiagem, nos acessórios ou nas joias. É o estilo de quem ama super produções. Quem nunca se sentiu super poderosa com um batom vermelhão?

Ah! Vale contar que adotar um estilo sexy não tem a ver somente com transparências e decotes. A personalidade sexy é determinada e cativante, e isso se reflete com naturalidade nas escolhas de moda. Muitas vezes é o detalhe que vai mostrar seu lado mais sensual. Olha só algumas joias que têm tudo a ver com o estilo sexy.

 estilo-sexy

Estilo urbano ou moderno

Um estilo que está em constante movimento, influenciado tanto pelas passarelas de moda quanto pela cultura e pelo estilo de vida de quem o adota. O estilo urbano ou moderno é onde entram peças clássicas do dia a dia, como jeans e tênis, combinados com outras roupas de acordo com a ocasião. Blazers em cortes estruturados com calça jeans e tênis? Pode! Vestido de alfaiataria com jaqueta de couro? Também pode! O estilo urbano coloca nas ruas a moda da alta costura adaptada de acordo com a personalidade de quem o usa. Nas joias, se destacam os mixes de colares, brincos para segundo e terceiro furo e muitos anéis.

Monte seu estilo urbano com as joias da Prata e Arte: tem cupom exclusivo para leitores do blog. Use VIP10 e ganhe 10% de desconto.

Como descobrir meu estilo?

Para descobrir qual é o seu estilo dentro dos sete estilos universais de moda, siga esses três passos iniciais.

  • Analise o seu guarda-roupas. Ele já fala muito sobre você, pois mostra as cores, peças e cortes que você mais gosta.
  • Pense na forma como você se expressa ao escolher um look e nos acessórios que gosta de usar.
  • Experimente novas peças. Muitas vezes, sentimos que não temos um estilo definido. Busque referências naquilo que você gosta, nas pessoas que te inspiram e prove roupas, acessórios e joias diferentes. Mudar de estilo também faz parte da nossa jornada, viu?

Seja qual for seu estilo, a Prata e Arte tem as joias certas para você. Aproveite o cupom de 10% de desconto para leitores do blog, usando o cupom VIP10

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.