Estilo clássico: entenda tudo sobre esse estilo de moda

Dos sete estilos universais de moda, o estilo clássico é o mais tradicional. Não é formal como o elegante, nem tão confortável quanto o esportivo, mas se situa ali no meio dos dois, equilibrando as tendências de ambos.

É o estilo das pessoas práticas, que não querem passar muito tempo em frente ao guarda-roupa decidindo o que vestir. Preferem soluções versáteis, combinações que nunca saem de moda. 

Se este é o seu caso, ou se você deseja conhecer um pouco mais sobre o estilo clássico, continue a leitura até o final!

O que caracteriza o estilo de moda clássico?

O estilo de moda clássico, também chamado de tradicional, é caracterizado por roupas básicas e acessórios discretos que combinam facilmente entre si. Ele é marcado por cores neutras e sóbrias, roupas de corte reto sem estampa, joias delicadas e sapatos formais.

Este estilo transmite uma mensagem de seriedade, organização, autoridade e responsabilidade. 

Por ser muito neutro, corre o risco de parecer antiquado e sem graça. Por isso, é interessante adicionar elementos modernos no look (curvas, cores e brilho), a fim de dar um up no visual. 

A atriz Jennifer Aniston é a prova de que o estilo clássico não perde em nada para os outros estilos. Usando apenas roupas e acessórios tradicionais, ela foi capa várias vezes de revistas de moda. 

Principais roupas e acessórios do estilo clássico

Confira abaixo as principais peças do estilo de moda clássico:

Camisa branca

Se você se identifica com esse estilo, a camisa branca não pode faltar no seu guarda-roupa. Ela é uma verdadeira coringa, que serve em diferentes combinações: com saia, com calça de alfaiataria, com calça jeans, por cima de uma blusa colorida, por baixo de um colar, aberta, fechada… São inúmeras possibilidades!

Além de super versátil, a camisa branca é termicamente confortável. Ótima para looks diurnos e noturnos.

Blusas de cor lisa

Como mencionamos mais cedo, o estilo tradicional prefere cores sólidas. Azul claro, azul marinho, rosa bebê, verde menta, bege e marrom são algumas referências. Em geral, as cores aparecem em roupas lisas, ou seja, sem estampa.

Assim como a camisa branca, a blusa de cor lisa pede o complemento de um colar: colar de ponto de luz, maxicolar, gravatinha, choker ou colar de camadas. 

E para quem quer brilhar sem chamar atenção demais, a prata é a melhor escolha. Um metal precioso que dura a vida toda, de cor neutra e valor acessível.

Montagem de colares da Prata e Arte

Vestido preto

O vestido preto é um clássico que não tem erro. Combina com ocasiões de dia e de noite, e fica mais sofisticado quando acompanhado de acessórios, como brinco, colar, pulseira, anéis, bolsa, cinto e chapéu.

Suéter

Tem roupa melhor para usar no dia frio que o suéter? Não, não tem! Versátil, confortável, estilosa e, ainda por cima, quentinha! 

Uma dica super legal é usar por baixo uma camisa branca e deixar as golas do lado de fora, por cima do suéter. Você pode complementar o look básico com um escapulário ou um colar com seu nome!

Blazer

Para ocasiões mais formais, o blazer é uma boa pedida. Ele tem o poder de deixar qualquer look mais elegante! Quanto maior o comprimento, mais formal ele aparenta ser. 

Os clássicos branco e preto são maravilhosos, mas também fica super estiloso usar um blazer colorido, como cor-de-rosa e azul marinho.

Calça de alfaiataria

Embora a calça jeans seja bem-vinda, a calça de alfaiataria é a peça de baixo predominante no estilo clássico. Isso porque ela é mais formal e sóbria que a calça jeans, geralmente associada aos looks esportivos e modernos. 

Para valorizar sua cintura, prefira modelos de cós alto e use cintos.

Saia lápis

A saia lápis é aquele modelo mais justo de saia, que acompanha as curvas do corpo e finaliza na altura do joelho, com um corte reto. É uma peça característica do estilo clássico, assim como do elegante. Fica ótimo com camisas sociais e blusas básicas.

Colar de ponto de luz

O colar de ponto de luz é a marca registrada do estilo clássico. Afinal, esse acessório é discreto, versátil, delicado e muito feminino. Uma peça que não pode faltar no seu porta-joias!

Brinco pequeno

Em geral, mulheres de estilo clássico preferem brincos pequenos de modelos tradicionais, como ponto de luz, pérola e argola. Os conjuntos de colar e brinco combinando e os brincos de prata lisa também são muito procurados.

Anel solitário

Foto de anel solitário de estilo clássico da Prata e Arte

O anel solitário é o mais clássico dos anéis! Pode representar o noivado ou simplesmente ser utilizado como acessório de moda. É uma peça graciosa, elegante e muito feminina.

Pulseira de prata

A pulseira de prata combina com quase todos os looks, dos casuais aos formais. Por isso, ela é muito presente nos conjuntos de estilo clássico, adicionando delicadeza e sofisticação. 

Salto Scarpin

O salto Scarpin é sinônimo de elegância. Sua presença no estilo clássico aparece em diferentes cores e tons, mas os mais populares são o preto, o branco e o nude. Com esse trio na sapateira, você pode complementar todos os seus looks, pois eles combinam com tudo.

Sapatilha

Uma opção mais confortável de calçado clássico é a sapatilha. Os modelos de bico fino são mais refinados, enquanto os redondos são mais casuais. Há também os mocassins, que são um arraso! 

Bolsa de ombro

Você deve ter notado nas fotos acima a onipresença da bolsa de ombro, né? Esse acessório deixa o look mais formal e é super útil para o dia a dia. Como o estilo clássico tem tudo a ver com praticidade, não poderia faltar na nossa lista.

Gostou de conhecer as características do estilo clássico? Complemente seus looks com as joias da Prata e Arte! Aproveite o cupom de 10% de desconto para leitores do blog, usando o cupom VIP10. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.