7 tipos de look com chapéu para você arrasar

Se tem um acessório que é preciso de confiança para usar, esse é o chapéu. De forte personalidade, nada discreto, é um item que transforma todo o visual. Quer saber como usar esse poder ao seu favor? Confira as dicas da Prata e Arte para montar um belo look com chapéu!

Quando usar o chapéu?

O chapéu é bem vindo tanto em composições de inverno quanto de verão. Enquanto nos dias mais quentes ele serve de proteção contra o sol, nos dias mais frios ele ajuda o corpo a manter-se aquecido e protege as madeixas da ventania. 

Uma antiga regra da moda diz que o chapéu só pode ser utilizado em ambientes abertos, durante o dia. Porém, muitas mulheres estilosas têm quebrado esse tabu, fazendo uso do acessório em festas, shows e outros eventos noturnos, mesmo dentro de quatro paredes.

Por isso, o que importa é o seu gosto e o seu bom senso. Apenas tome cuidado com ocasiões muito formais, como reuniões de trabalho, assembleias políticas e eventos de igreja, onde o acessório pode ser mal visto.

É certo que o chapéu deixa qualquer look mais elegante. Além disso, ele é um ótimo aliado nos bad hair days. Então não se prenda demais à etiqueta. 

Tipos de chapéu 

Existem vários tipos de chapéu feminino, cada um deles com um design diferente. Dependendo do modelo, o chapéu pode deixar seu look mais elegante ou mais despojado. 

Confira abaixo os principais tipos de chapéu, bem como as suas recomendações de uso:

  • chapéu fedora: possui aba de tamanho médio e coroa (topo do chapéu) curvada, em estilo boiadeiro. Uma fita geralmente envolve o cone (parte do chapéu que se encaixa na cabeça), resultando em um acessório de estilo country e casual. Pode ser feito de feltro, lã ou outro material sintético.
  • chapéu panamá: tem um formato muito parecido com o fedora, mas se diferencia pelo material, que é a palha toquilla. Os modelos mais comuns são de cor branca e bege. Fica ótimo em looks diurnos.
  • chapéu matinê: possui aba bem grande e coroa reta, com a copa em formato telescópio. Combina com roupas formais e casuais.
  • chapéu boater: é um modelo mais urbano de chapéu, com aba curta e coroa reta, além de copa no formato telescópio. Por ser mais discreto, pode completar looks noturnos de estilo rock ou pop.
  • chapéu floppy: o famoso chapéu de praia, com abas largas e flexíveis e uma coroa redonda. É comum que a fita ao redor do cone tenha um laço, deixando o acessório super feminino e romântico.
  • chapéu pillbox: muito comum nos países frios, é um chapéu sem fita e sem abas que se encaixa perfeitamente na cabeça, como se fosse uma touca, mas com uma coroa fixa de fundo côncavo. Dá muito certo com casaco e cachecol.
  • chapéu bowler: possui aba curta e curvada para cima, em estilo urbano e moderno. Combina com roupas esportivas e urbanas.
  • chapéu clochê: tem coroa bem arredondada e uma aba curta, dobrada para baixo. De pegada mais vintage, agrega valor aos looks formais e clássicos, principalmente os de inverno.

Qual brinco usar com seu chapéu?

O chapéu combina tanto com brincos pequenos quanto com brincos grandes. A escolha certa vai depender do gosto pessoal, do estilo das roupas e também da ocasião em que você vai usar.

Por exemplo, em uma praia, o chapéu floppy fica ótimo com um par de brincos grandes. Já o look noturno com chapéu boater combina melhor com os brincos discretos: ponto de luz, mini argola ou stud de pérola.

7 joias que você pode combinar com chapéus

Quer ver alguns exemplos práticos? Conheça algumas peças que combinam muito com chapéus.

1. Colar de Prata Mar

Vai para a praia ou para o clube? Aproveite a oportunidade para vestir o chapéu! Fica lindo com biquíni e saída de banho, mais joias de estilo praiano.

2. Colar escapulário

Em dias de passeio, nada melhor que uma roupa confortável! Experimente o macaquinho com um chapéu de abas largas e adicione um brinco de tamanho médio!

3. Colar de prata com bolinhas

Para o dia a dia na cidade ou na fazenda, você pode usar o chapéu junto com uma blusa e calça jeans, acompanhada de cinto de fivela. Depois, é só adicionar um colar de prata para obter o look country perfeito!

4. Colar com temática natureza

Outra combinação perfeita é o kimono com chapéu. Em uma proposta boho, use o kimono por cima de uma blusa branca básica, com um colar comprido e um chapéu de cor bege. Vai ficar maravilhoso!

5. Brinco de coração

As mulheres de estilo romântico podem combinar o vestido longo com um chapéu (de preferência do modelo floppy) e brinco comprido. Essa composição é um sucesso!

6. Brinco de zircônia em estrela

Em um estilo mais formal, o chapéu se adequa ao suéter acompanhado de calça de alfaiataria, calça jeans e saia longa. Não deixe de usar o cinto, que vai valorizar sua silhueta e tornar o look mais harmonioso.

7. Brinco Argola

Nos conjuntos de inverno, o chapéu é bom companheiro do casaco e do cachecol, principalmente quando as cores são neutras ou análogas.

Como você viu, o look com chapéu fica mais completo na presença de outros acessórios. Adquira as joias da Prata e Arte com 10% de desconto, usando o cupom exclusivo para leitores do blog! Use o cupom VIP10.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.