Foto de homem pedindo a namorada em casamento

8 passos para o pedido de casamento perfeito + Fotos de inspiração

Se você chegou até aqui, é porque seu relacionamento faz o coração acelerar, milhões de sonhos surgirem na sua mente e a sensação de certeza de que você encontrou sua parceria de vida cresce a cada dia. Então, está naquele momento de dar o próximo passo, não é?! Vem com a gente nessa jornada para fazer um pedido de casamento inesquecível para quem você ama!

Esse momento tão importante merece todo o planejamento do mundo! Muito esforço, dedicação, investimento de tempo e de dinheiro, romantismo, ajuda de pessoas queridas e muita muita emoção! 

Como fazer o pedido de casamento perfeito? 8 passos

Confira abaixo o passo a passo de como pedir em casamento a pessoa que você ama:

1. Conversar com os familiares

Se a pessoa amada é muito ligada à família ou vem de uma cultura tradicional, é bom conversar com os pais da noiva ou do noivo antes de fazer o pedido. Segundo a convenção, o homem deve pedir a mão da noiva aos pais dela, como uma forma de respeito e petição de bênção. 

Além disso, conversar com os pais antes demonstra que você está interessado em manter uma boa relação com a família e que o apoio deles para vocês é importante.  

Contudo, se vocês não são próximos da família e não possuem uma cultura tradicional, esse passo pode ser dispensado. Analise a situação atual de vocês para decidir qual é a melhor decisão para o relacionamento.

2. Descobrir o tamanho do anel

O segundo passo é descobrir o tamanho do anel de quem será pedido em casamento. Se desejar fazer surpresa, existem algumas estratégias para conseguir o número do anel sem levantar suspeitas.

Primeiramente, você pode pegar emprestado qualquer anel utilizado pela pessoa, em um momento de descontração, e colocá-lo em seu dedo. Depois, faça uma marca no local onde ele esteve para tirar a medida posteriormente. 

Outra opção é pegar o anel emprestado e fazer a medição com fita ou régua escondido. Entenda melhor esse assunto no outro artigo do blog: Como descobrir o tamanho de anel seu e de outra pessoa?

3. Comprar a aliança de noivado

Montagem de alianças de noivado da Prata e Arte

Com o número de anel em mãos, escolha a aliança que vai marcar o relacionamento de vocês pra sempre. Antes de comprar a aliança de noivado, leve em conta o estilo de vocês, o gosto da pessoa amada e o orçamento disponível.

Busque lojas de confiança, com boa reputação no mercado e avaliações positivas dos clientes. Também é recomendado comprar de uma joalheria que ofereça garantia contra defeitos de fabricação e troca facilitada, no caso de a aliança ficar grande ou pequena. 

A Prata e Arte está no mercado de joias há 21 anos e possui 21 lojas espalhadas pelo Paraná, além do comércio online no site. Nosso catálogo inclui mais de 100 modelos de alianças, de diferentes estilos, materiais e preços, que expressam o amor com beleza, elegância e delicadeza. 

Para compras na loja virtual, a Prata e Arte emite o comprovante de compra no ato do seu pedido e também presta assistência completa contra defeitos de fabricação. Realiza trocas dos produtos em até 7 dias após a retirada ou o recebimento da mercadoria.

Dica: se não tiver certeza do tamanho do anel da outra pessoa, deixe a gravação para depois do pedido de casamento, a fim de possibilitar a troca.

Confira as alianças da Prata e Arte aqui.

Qual é a aliança de noivado? Ela é a mesma da aliança de casamento?

A aliança de noivado costuma ser de ouro, assim como a aliança de casamento. A diferença entre as duas é que a aliança de noivado se usa na mão direita, enquanto a aliança de casamento se usa na mão esquerda.

No pedido de casamento, é comum que a mulher receba um anel solitário de ouro, chamado de anel de noivado. Depois, ela pode usá-lo como aliança de noivado, enquanto o homem usa a aliança de noivado lisa, sem pedrarias.

Porém, outros casais preferem usar alianças de casamento desde a época do noivado. É uma forma de economizar nas joias, já que a aliança de casamento deve substituir ou passar a acompanhar o anel de noivado no dia do casamento. 

Por outro lado, o anel de noivado é uma peça única, almejada por muitas mulheres, que marca um momento muito especial: o dia do pedido de casamento!

 Imagem de comparação entre anel de noivado e aliança de noivado

4. Escolher o local e a data

Depois de providenciar as alianças, é hora de decidir quando e onde será feito o pedido.

Você pode escolher um lugar que seja significativo para o relacionamento de vocês, como o local do primeiro encontro ou do primeiro beijo. Pode ser também um restaurante chique, um parque bonito, um ponto turístico ou uma praia paradisíaca! Ou, se você preferir, faça o pedido em casa, com uma decoração especial.

Em relação à data, é preciso garantir que a pessoa amada estará disponível no dia, assim como o espaço (alguns locais exigem reserva). Se for ao livre, verifique a previsão do tempo com antecedência. 




5. Planejar como será o pedido

Agora que você já sabe o onde e o quando, concentre-se, por fim, no como. Que tipo de clima você quer construir? Que tópicos de conversa você vai trazer à tona? Qual será a frase do pedido? Você vai se ajoelhar?

Pense em todos os detalhes do momento, incluindo a música ambiente (se desejar) e a decoração. 




6. Iniciar os preparativos

Após elaborar seu plano, inicie os preparativos com antecedência. Faça as reservas, contate os profissionais, compre tudo o que for necessário e confeccione os artefatos de decoração. 

Conte com a ajuda de alguns amigos e familiares próximos, se preferir, para riscar todos os itens da lista.

7. Controlar as emoções

O segredo de uma boa surpresa é a discrição. Para não levantar suspeitas, mantenha a calma no dia. Aja naturalmente, como se estivesse em um encontro normal. É normal bater um nervosismo, mas respire fundo e deixe as coisas fluírem! 

8. Hora de fazer o pedido

Enfim, chegou a hora de pedir em casamento! Fale com palavras do fundo do coração, olhando nos olhos da pessoa amada e expressando sem medo suas emoções. 

Faça uma declaração de amor, leia um poema ou cante uma canção… Seja criativo! Quando acabar, profira (ou mostre, no caso de um pedido por escrito) a esperada pergunta: “Quer se casar comigo?”. 

Torcemos para que a resposta seja “sim”!

A Prata e Arte tem a aliança certa para você

A aliança do seu pedido de casamento está na Prata e Arte! Aproveite o desconto exclusivo para leitores do blog, de 10% do valor da compra, usando o cupom VIP10 no site.

A gravação interna das alianças é gratuita e você ainda pode pedir um modelo personalizado, entrando em contato com o atendimento.

Confira as alianças da Prata e Arte.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.