Imagem com vários acessórios de todos os tipos de prata.

Tipos de prata: conheça os mais vendidos e utilizados

Você sabia que entender os tipos de prata faz toda a diferença na hora de escolher a sua próxima peça? Cada tipo de prata oferece uma característica diferente. Durabilidade, valor ou pureza? Isso tudo tem a ver com o tipo de prata da joia. 

Para começar, é importante entender o que significa uma joia de prata.

Quando você encontra na descrição de uma peça do catálogo Prata e Arte uma “joia de prata”, quer dizer que ela foi fabricada com o maior índice de prata pura na sua composição. Geralmente essa proporção está entre 92,5% e 95%. Nestes casos, chamamos de prata de lei ou prata legítima.

Com um alto índice de pureza e durabilidade, essas peças não descascam com o tempo. Este processo depende bastante dos hábitos de quem usa. Saber limpar corretamente o acessório é uma forma prudente de preservar o brilho por mais tempo.

Principais tipos de prata no mercado joalheiro

Para definir as categorias, a classificação tem tudo a ver com a proporção de pureza do material. Já reparou naqueles números que acompanham os tipos de prata? Então! 

Quanto maior o índice, maior a presença de prata pura na joia. Conheça os principais tipos de prata que você encontra nas lojas.

Prata 1000

Prata 1000 é prata em estado puro! Você deve estar pensando: uau, imagina que incríveis devem ser as joias em prata 1000! Teoricamente, seriam as melhores joias do mercado. Mas na prática é diferente. 

Não é possível criar acessórios com prata 100% pura. Elas ficariam “moles” e ofereceriam pouca resistência. É por isso que outros metais são adicionados para equilibrar a composição e criar a liga recomendada. A prata em estado puro só é utilizada em casos específicos, como filigranas.

Prata 950

Como não tem acessório Prata 1000, a Prata 950 é a que oferece o maior grau de pureza. Tem 95% de prata pura e 5% de outras ligas. Os acessórios de prata 950 costumam ser os mais valiosos entre os principais tipos de prata. 

Prata 925

Ao lado da prata 950, a prata 925 é uma das mais frequentes nos principais catálogos das lojas de joias. Ela traz 925 partes de prata pura e 75 de outras ligas. 

Quer um exemplo de Prata 925? Alianças de prata! Os acessórios que simbolizam o compromisso costumam ter por 92,5% de prata pura.

Prata 800

Os acessórios fabricados com prata 800 apresentam 80% de prata pura e 20% de outras ligas. Por terem essa composição, eles podem apresentar um valor mais acessível.  Se por um lado eles têm um grau de pureza menor, por outro, eles possuem uma resistência maior.

Prata 90

É muito utilizada para banhar peças de metal e preservar a forma original do produto. Por isso mesmo, é comum aplicar Prata 90 a objetos antigos feitos de metais como latão, alpaca ou cobre.

 Imagem com pulseira de Prata Leve.

Prata Leve

A Prata e Arte trabalha com a linha Prata Leve. Estas peças trazem na composição metais leves e são revestidas de prata pura. As joias da linha Prata LEVE têm garantia de 6 meses sobre a folheação de prata.

Qual é a diferença entre uma joia folheada e uma joia banhada à prata?

A principal diferença é a durabilidade ! As peças banhadas costumam ter uma resistência maior. Isso porque as joias folheadas recebem uma folha de metal, enquanto uma peça banhada à prata tem mais de uma cobertura de metal nobre. 

Quanto mais metal nobre na cobertura do material, maior a durabilidade. Essa diferença também faz com que a joia banhada seja mais valiosa do que um acessório folheado à prata.

 Imagem com brincos de prata.

Qual é a melhor prata para joias?

Cada tipo de prata tem sua proposta e pode ser muito útil conforme a ocasião. Justamente por isso, não existe um tipo de prata ideal, que reúna durabilidade, pureza, maleabilidade e preço acessível. 

Mesmo que o catálogo tenha espaço para todos os tipos, há uma tendência, é claro! Em uma loja de joias, é frequente utilizar a Prata 925 e a Prata 950. Além do alto grau de pureza, esses tipos de prata oferecem resistência e boa maleabilidade. 

Agora que você já conhece todos os tipos de prata, que tal aproveitar o nosso cupom de 10% para leitores do blog em nossa loja virtual? Brincos, pulseiras, anéis e outros acessórios incríveis esperam por você lá! É só usar o cupom VIP10! Se joga!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.