Quiet Luxury: entenda a nova tendência da moda

Em tempos de constantes alardes, exibicionismo e cores marcantes, surge um movimento discreto, mas poderoso: o quiet luxury. 

Como já é de costume, a Prata e Arte vai te explicar essa tendência, como ela surgiu, quais são seus conceitos, como adotar esse estilo, combiná-lo com suas joias preferidas e muito mais.

O que é o quiet luxury?

O quiet luxury é mais do que apenas uma tendência passageira, é um estilo de vida que preza pela sofisticação discreta, pela elegância atemporal e pelo conforto sem ostentação. 

É o famoso “básico bem feito”. É possível ser monocromática e estilosa. Simples e ainda assim cheia de personalidade e estilosa. Básica, mas também imponente. Essas são algumas ideias marcantes quando falamos desse estilo.

Para isso, as principais características dele incluem:

  • Simplicidade sofisticada: peças minimalistas, mas refinadas, são a marca registrada do quiet luxury;
  • Conforto despretensioso: o conforto é priorizado sem comprometer o estilo;
  • Atenção aos detalhes: cada elemento, por mais discreto que seja, é escolhido com cuidado e atenção.

Inspiração visual para homens e mulheres

Se engana quem acha que o quiet luxury se prende a gênero. Na verdade, ele é um estilo tanto para homens que amam conforto e sofisticação, quanto para mulheres estilosas que não abrem mão de se vestir de maneira confortável.

O quiet luxury masculino é marcado por:

  • Corte e silhueta bem definidos.
  • Detalhes discretos.
  • Paleta de cores sóbrias.
  • Acessórios funcionais e elegantes.

Já o quiet luxury feminino tem como marca registrada:

  • Fluidez e feminilidade.
  • Texturas e tecidos luxuosos.
  • Toques de cor e estampas super discretas.
  • Acessórios elegantes e versáteis.

Como surgiu a tendência?

O quiet luxury surge como uma resposta à saturação do consumo excessivo e à busca por status através de logotipos extravagantes. À medida que mais pessoas buscam autenticidade e significado em suas vidas, o quiet luxury torna-se uma alternativa elegante e consciente.

E, mais do que isso, vem para mostrar que o básico, o sóbrio e o conforto têm o seu valor e são atemporais.

Como aplicar o quiet luxury nas joias?

Se estamos falando do básico elegante, joias não se encaixam nesse estilo, certo? Errado!

Você não só pode como deve combinar joias ao adotar o quiet luxury no seu visual.

Separamos algumas opções abaixo:

  • Peças clássicas: prefira designs simples e atemporais, como um par de brincos de pérolas ou um colar minimalista.
  • Materiais de qualidade: escolha materiais luxuosos, como ouro 18 quilates ou prata 925.
  • Detalhes: busque por detalhes delicados e elegantes, como pulseiras de prata finas e anéis de falange

Diferença de recession core X quiet luxury

Essa é uma discussão que vai longe. Alguns dizem que é tudo a mesma coisa, outros dizem que as diferenças são poucas, mas eles são diferentes, sim.

Enquanto o recession core pode ser caracterizado por uma estética mais austera e utilitária, o quiet luxury valoriza a qualidade, a sofisticação e o conforto.

Porém ambos os estilos podem ser minimalistas. Mas aí o quiet luxury adiciona uma camada de luxo discreto que eleva o visual. E isso faz toda diferença entre ele e o recession core.

Para quais ocasiões o quiet luxury é indicado?

Você não precisa se preocupar muito, estamos falando de uma tendência versátil e que pode ser adaptada para uma variedade de ocasiões, desde eventos casuais até situações mais formais. 

Aqui estão algumas ocasiões em que o estilo quiet luxury brilha:

Eventos sociais casuais

Para encontros informais com amigos, almoços ou saídas para um café, o estilo quiet luxury é perfeito. 

Você pode optar por uma combinação de jeans de alta qualidade, uma blusa simples de seda e um blazer bem cortado para um look casual e dar a ele um ar de sofisticação com acessórios como colares de prata e pulseiras masculinas ou femininas.

Ambiente de trabalho

O quiet luxury é ideal para o ambiente de trabalho, transmitindo profissionalismo e elegância sem chamar muita atenção. Blazers estruturados, calças de alfaiataria, saias midi e camisas de botão de qualidade são escolhas excelentes para o ambiente corporativo.

Além disso, são trajes perfeitos para adicionar joias, como colares mais finos, anéis de falange e brincos pequenos.

Eventos noturnos

Para ocasiões especiais à noite, como jantares em restaurantes sofisticados ou eventos culturais, o estilo quiet luxury oferece uma abordagem refinada e discreta

Vestidos simples, mas bem cortados, combinados com joias e acessórios em prata são a escolha perfeita para uma noite de glamour discreto para a mulher elegante.

Para os homens, camisetas básicas sem estampa, calças de alfaiataria, relógio com pulseiras em couro, aneis e sapatos são uma ótima opção.

Casamentos e eventos formais

Mesmo em eventos formais, o quiet luxury pode ser a escolha certa. Opte por vestidos de cocktail ou ternos bem ajustados em cores neutras ou tons clássicos.

Adicione acessórios de alta qualidade, como joias discretas e uma bolsa de design elegante, para um toque de luxo discreto.

Para adicionar brilho e personalidade ao seu traje, recomendamos nossos anéis lisos combinados com brincos pequenos. Eles combinam muito bem com o look!

Viagens e Lazer

Mesmo durante viagens ou momentos de lazer, o estilo quiet luxury pode ser facilmente incorporado.

Aqui, uma boa pedida é a combinação de peças confortáveis, mas elegantes, como calças de linho, camisetas de algodão de alta qualidade combinadas a acessórios, como conjuntos de anéis e pulseiras para dar um toque final no look.

Como combinar acessórios com o estilo quiet luxury

Você já viu quais peças e joias podem ser usadas neste estilo. Mas, como de fato usá-las de forma prática? 

Separamos um passo a passo para te ajudar nessa.

  • Seja seletiva: use poucos acessórios, mas escolha aqueles que se destacam pela sua qualidade e elegância, como argolas, que são elegantes e discretas.
  • Cores neutras: priorize cores neutras e tons terrosos para uma aparência sofisticada e coesa. Essa paleta inclusive combina muito bem com o prata ou dourado de joias e acessórios.
  • Equilíbrio: mantenha um equilíbrio entre as peças, evitando sobrecarregar o visual com acessórios em excesso. Prefira a delicadeza de joias como gargantilhas e escapulários

O quiet luxury é mais do que apenas um estilo, é uma filosofia de vida que celebra a beleza na simplicidade e a elegância na discrição. 

Ao incorporar esse conceito em sua vida e estilo pessoal, você pode descobrir uma nova forma de luxo que é verdadeiramente gratificante e significativa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.