Outubro Rosa

Outubro Rosa: a Prata e Arte apoia essa causa!

Todo o ano, o mês de outubro traz uma mensagem muito importante de conscientização e informação. O Outubro Rosa é uma campanha mundial, que busca fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar crenças em relação à doença.

A Prata e Arte apoia essa importante causa, já que, em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de de tratamento e cura. Dessa forma, essa corrente de conscientização pode deve fazer parte da nossa rotina, não apenas em outubro, mas no ano todo! 😉

Outubro Rosa: informe-se sobre a causa! 

Conforme o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silvar (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis, sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Outubro Rosa

Saiba os riscos

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

A idade, assim como em vários outros tipos de câncer, é um dos principais fatores que aumentam o risco de se desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam o risco. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença.

Faça o exame

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Veja também:
Cuidados com a saúde: dicas para uma vida mais saudável

Tenha uma vida saudável

E fique ligada: estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como realizar atividade física regularmente e alimentar-se de forma saudável.

Que tal fazer parte dessa corrente do Outubro Rosa também e escolher a cor neste mês? 😉

* Fonte:  INCA

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.