Como limpar joias

Como limpar joias de prata: saiba tudo!

Você comprou uma joia linda Prata e Arte e não para de desfilar com a peça e de receber vários elogios? Só não se esqueça de manter os devidos cuidados para que suas peças permaneçam lindas por muito mais tempo! Saiba tudo sobre como limpar joias de prata aqui!

A ação da poeira, a poluição e o desgaste pelo uso contribuem para ofuscar o brilho e tornar opaca a superfície das joias. Aprenda como limpá-las e veja algumas dicas para manter sua joia sempre linda:

Como limpar joias de prata: veja as dicas!

Prata e Arte utiliza apenas prata de lei, Legítima 925/950, um dos mais belos e brilhantes metais existentes. Esse material pode manchar ou sofrer oxidação, principalmente quando exposto à maresia ou a produtos químicos que contêm enxofre e suor.

No entanto, a prata regularmente utilizada necessita de menos cuidados. Por isso, use muito a sua prata! 😉 Se houver oxidação, será superficial, bastando fazer um polimento para que a joia volta a ter o brilho natural.

Para acertar na lavagem

Dúvidas de como limpar joias de prata? A gente ajuda: o melhor é lavar à mão, em água quente e com detergente suave ou sabão de coco. Como muitos ácidos de alimentos e gases existentes no ar têm efeito corrosivo, a dica é lavar prata imediatamente após o uso.

Ah, e ela não deve ser deixada de molho na água, ok? Para evitar manchas, sempre seque a sua prata logo após a lavagem! 😉

Como fazer o polimento da prata

As duas formas mais indicadas para polir a prata são por meio de uma Flanela mágica, que contém uma química especial que que ajuda a realçar e manter o brilho de jóias lisas em prata ou ouro.

Esfregue a superfície gentilmente com a Flanela Mágica para limpar as manchas. Dê polimento com o outro lado da flanela para obter brilho instantaneamente. Para metal com muitas manchas, umedeça com água a superfície a ser limpa antes do polimento.

Importante: Não é aconsellhável o uso em ouro 18 e 24 quilates, marfim, pérolas, opalas, corais, lápis, malaquita e outras pedras sensíveis e porosas. Ah! E não lave a flanela! 🙂

Já o Monzi Limpa Pratas, líquido próprio para limpar prata, que tira a oxidação superficial.

Veja como usar o Monzi:

  1. Coloque o líquido em um recipiente;
  2. Mergulhe as peças por dez segundos;
  3. Retire-as;
  4. Lave bem com uma escova de dente e detergente;
  5. Seque bem as peças.
  6. O Monzi é reaproveitável.
  7. monzi

O Monzi só pode ser usado em peças lisas e pedras cristalinas. Não o utilize em peças envelhecidas, pedras leitosas e em peças rodinadas. Caso necessite de um polimento mais completo, leve a peça para uma de nossas lojas.

Armazenamento da prata

Uma vez limpa e polida, mantenha sempre a prata seca e adequadamente armazenada. As embalagens garantem a proteção do desgaste e retardam o aparecimento de manchas.

Prata envelhecida requer cuidados também!

O acabamento envelhecido é o escurecimento deliberado de fissuras na ornamentação de um objeto de prata para fazer com que seus detalhes decorativos se destaquem de forma mais nítida. Tenha cuidado, pois esse acabamento pode ser removido devido ao excesso de lavagem e polimento.

E as joias feitas de ouro e prata?

A maioria das joias de ouro pode ser mantida com uma solução de limpeza não abrasiva. Nunca exponha joias com detalhes em ouro à água sanitária. Isso fará com que o ouro perca sua coloração e possivelmente se desintegre.

Gemas

Algumas precauções básicas devem ser tomadas com todas as suas joias. No entanto, algumas gemas exigem cuidados especiais. Tenha o cuidado de proteger sua joia de impacto contra superfícies duras e evite o contato com superfícies abrasivas. Muitas pedras são muito delicadas e podem se desgastar facilmente.

O esmalte também pode se lascar ou riscar quando atingido. As gemas podem riscar outras gemas e se desgastarem em metais preciosos. Portanto, evite empilhar anéis e braceletes que possam ser vulneráveis a tal atrito. Temperaturas extremas, perfumes, cosméticos, processos de limpeza que incluem solventes e produtos químicos domésticos também podem danificar as joias.

E as pérolas?

Se usadas com frequência, as pérolas devem ser limpas e recolocadas por um profissional uma vez ao ano. Entre as limpezas, limpe as pérolas suavemente com um pano úmido.

E atenção: tenha o máximo de cuidado para que as joias não estejam acessíveis para as crianças pequenas. Peças pequenas podem ser ingeridas acidentalmente.

Dúvidas esclarecidas? Agora é só cuidar muito bem das suas joias Prata e Arte para mantê-las sempre lindas!

Ficou alguma dúvida ainda? Acesse esse link para saber mais sobre os cuidados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.