7 segredos para aumentar sua autoestima

De acordo com Lucia Moyses, autora do livro “A autoestima se constrói passo a passo”, a autoestima é o sentimento de valor que acompanha nosso autoconceito, ou seja, nossa percepção sobre nós mesmas.

O autoconceito, por sua vez, é influenciado por diversos fatores, como aparência física, habilidades sociais, desenvolvimento intelectual e aptidão motora.

“Em termos práticos, a autoestima se revela como a disposição que temos para nos ver como pessoas merecedoras de respeito e capazes de enfrentar os desafios básicos da vida”, escreveu a autora.

Levando isso em conta, vamos compartilhar, neste artigo, 7 segredos para aumentar a autoestima. Se você quiser ver dicas exclusivamente de beleza, confira também nosso post sobre como ficar mais bonita naturalmente.

1. Reconheça suas qualidades e seus defeitos

Um autoconceito equilibrado é o caminho para uma autoestima saudável. Reconheça, com humildade, tanto suas qualidades quanto os seus defeitos. Algumas pessoas tendem a se lembrar apenas dos pontos fortes, enquanto outras só enxergam os pontos fracos.

Um bom exercício é escrever, no papel, uma lista de 10 qualidades e 10 dificuldades pessoais. Assim, você pode apreciar suas virtudes e trabalhar seus pontos fracos.

2. Descubra e aperfeiçoe suas habilidades

Como vimos, nossas habilidades influenciam nossa autoestima. Por isso, uma forma de aumentá-la é investindo nos nossos talentos artísticos, esportivos e profissionais.

A descoberta das suas aptidões pode levar um tempo, mas após algumas tentativas você terá mais clareza sobre o que você é bom em fazer.

Ao desempenhar tarefas e papéis específicos com excelência, você se sentirá mais confiante e ainda ajudará, de alguma forma, as pessoas a sua volta.

3. Faça o que você gosta de fazer

Não se concentre apenas nas atividades produtivas e nos talentos que os outros valorizam em você. Faça também algumas coisas por simples prazer e amor próprio, sejam elas a música, a escrita, o paisagismo ou a jardinagem.

Mesmo que você não receba aplausos pela tarefa, se aquele hobby te fizer desfrutar a vida com mais alegria, ele com certeza vale a pena! Você já terá recebido sua recompensa!

4. Nutra relacionamentos saudáveis

Como explica o psicólogo e grande pensador Lev Vygotsky, as interações interpessoais e a relação dos indivíduos com o mundo externo são primordiais na formação do autoconceito.

Em outras palavras, a maneira como as pessoas próximas a nós nos tratam influencia grandemente o conceito que temos de nós mesmas e, consequentemente, a nossa autoestima.

Por isso é tão importante se rodear de pessoas que te façam bem, te valorizem e te respeitem. Os adjetivos e as significações que esses atores dão para nós têm uma grande chance de serem internalizados e afetarem nossas emoções, positiva ou negativamente.

Além de cultivar bons relacionamentos, evite (ou rompa) relações disfuncionais, especialmente os namoros abusivos.

5. Desprenda-se dos rótulos que te deram

Falando em adjetivos, é necessário se desapegar dos rótulos negativos que você ouviu ao longo da vida. Certamente, algumas ofensas magoaram mais do que outras. Mas nenhuma delas precisa determinar quem você é nem o seu futuro.

Então, desconsidere as mentiras que falaram a seu respeito. Deixe para trás as acusações injustas e os comentários maldosos dos colegas da escola ou dos seus familiares. Permita-se acreditar em você!

6. Cuide da sua saúde física e emocional

O autocuidado também é muito importante para a autoestima. É um sinal de amor próprio zelar pela própria saúde: visitar o médico regularmente, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada, dormir bem, reduzir o estresse, gerenciar as emoções, fazer terapia…

Não abra mão de fazer por você o que só você pode fazer: cuidar de si mesma!

7. Fique linda, arrume-se para você!

Além de cuidar da saúde, cuide da sua aparência física. Afinal, ela é uma das facetas principais da autoestima! Proteja sua pele, hidrate os cabelos, vista-se com elegância e bom humor!

Use sempre acessórios, para realçar sua beleza natural, e aprenda a fazer maquiagem! Seja como for, priorize os aspectos da aparência que são mais importantes para você, e não para os outros.

Conheça as tendências da moda mas não abra mão do seu estilo pessoal! A beleza não tem a ver com padrões ou regras, e sim com espontaneidade e inspiração. Pelo menos é isso que a Prata e Arte acredita.

Que tal começar a pôr essa lista em prática hoje? Confira os conjuntos de joias da Prata e Arte e aumente sua autoestima!

Cada peça foi confeccionada com carinho para pessoas que buscam uma beleza descomplicada, divertida e leve! Aproveite o frete grátis para todo o Brasil em compras acima de R$ 220!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.