Aprenda de uma vez por todas a usar suas joias como símbolos de proteção

Proteção em forma de joias

As joias são muito mais do que apenas ornamentos estéticos. Elas também podem ser lembranças de momentos marcantes, sinais de amor e compromisso ou símbolos de proteção.

Há muito tempo, diversos símbolos são utilizados como símbolos de proteção em diversos tipos de cultura ao redor do mundo, seja para afastar energias negativas, seja para chamar a sorte e prosperidade.

Se você está pensando em ter uma joia com esse objetivo, continue lendo para conhecer alguns dos símbolos de proteção mais utilizados em joias e o significado de cada um deles.

Escapulários

A origem dos escapulários remonta ao século XIII, na Ordem do Carmo, onde devotos de Nossa Senhora do Carmo utilizavam o símbolo para marcar sua fé na Virgem Maria.

Nos tempos antigos, o escapulário era feito de dois quadradinhos de tecido marrom unidos por cordões, tendo de um lado a imagem de Nossa Senhora do Carmo e, de outro, o Coração de Jesus, ou o brasão da Ordem do Carmo.

Hoje os materiais variam, mas o objetivo continua o mesmo: trazer proteção física e espiritual, reafirmando a fé.

Sabia que você pode usar os escapulários de maneiras diferentes para compor seus looks? Dá uma olhadinha no vídeo aqui.

Olho Grego

O Olho Grego também está diretamente ligado à espiritualidade. Com origem incerta, há indícios de uso no Egito, na Síria, na Índia e na Mesopotâmia, entre o período de 5.000 a.C. a 1.500 a.C.

Acredita-se que ele pode afastar a inveja, o mau-olhado e as energias negativas. Por isso, é utilizado como elemento protetor. O formato redondo é baseado na crença turca de que os olhos liberam energia.

Pode ser utilizado nas joias como pingentes, anéis, colares, pulseiras e até mesmo brincos.

Por ser uma peça bastante marcante, é legal usar as joias que trazem o Olho Grego com looks monocromáticos puxando para o azul, branco, preto ou mesmo o amarelo, para criar mais contraste.

Árvore da Vida

Este é um símbolo que atravessa gerações e tem sua origem desconhecida. É popular principalmente nas culturas ocidentais, como celtas, gregas, romanas e persas, porém aparece também em culturas orientais como a chinesa e a japonesa.

Vitalidade, força e capacidade para vencer desafios são alguns dos significados que a Árvore da Vida traz. Mas ela também é um poderoso sinônimo de reflexão: assim como as árvores, nós também precisamos de tempo para amadurecer e nos fortalecer com raízes potentes.

Pode ser utilizada em diversos tipos de joias, depende do gosto de quem a usa. Quanto às combinações, elas podem ser feitas utilizando as peças com a Árvore da Vida em looks que vão desde o mais simples e casual até os mais sofisticados, como terninhos e vestidos.

Trevo de 4 folhas

Diz a lenda que a raridade de um trevo-de-quatro-folhas o transformou em um poderoso símbolo tradicional de boa sorte. Um trevo de quatro folhas é capaz de trazer prosperidade, saúde e fortuna.

E é interessante notar que cada folha do trevo traz um significado: Esperança; Fé; Amor; Sorte. O número de folhas também representa um ciclo completo, como as 4 estações, as 4 fases da lua ou os 4 elementos da natureza.

Nas joias, ele é um símbolo super delicado, que combina com muitas personalidades e até mesmo com diferentes estilos de look.

Se sua joia contar com um trevo de quatro folhas, é interessante combinar com cores como branco, preto, cinza e por que não um verde para brincar com a cor real do acessório que você está usando em prata?

Mão de Fátima

Há registros arqueológicos que trazem evidências de que esse símbolo já era utilizado pelos povos fenícios por volta de 800 a.C., antes mesmo da existência do judaísmo e do islamismo.

Naquele tempo, ela era ligada à deusa protetora Tanith, cuja mão afastava o mal. Hoje, alguns traços desses significados continuam intactos. Afinal, a Mão de Fátima é muitas vezes interpretada como um símbolo que traz sabedoria, proteção e sorte.

Este também é um símbolo muito bonito em diversos tipos de joias. Nos colares e pingentes, ele compõe perfeitamente com blusas mais soltinhas e decotadas, que destaquem toda sua beleza. Já quando usado em brincos, uma boa pedida são os coques bagunçados, que deixam a orelha bem à mostra.

Pimenta

Agora, se você quer afastar energias negativas, mau-olhado e inveja, uma joia que traz a pimenta malagueta como proteção pode ser muito útil para você.

Por sua cor intensa, a pimenta é ligada ao afastamento de más energias há séculos. Apesar de não se saber ao certo qual a origem dessa crença, ela é ainda hoje muito difundida.

Seja plantada em vaso ou como pingentes, tatuagens, em patuás ou enfeites, a pimenta ajuda a proteger quem a usa do azar e da cobiça.

Em looks, essa joia pode ser trabalhada bem com a maioria dos tons, principalmente tons quentes e cores básicas. Além disso, dependendo dos modelos das joias com pimentas, é possível brincar com diferentes tipos de caimento para looks ainda mais arrasadores e divertidos.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre os significados dos principais símbolos de proteção? Agora é só escolher sua joia preferida na Prata e Arte e levar seu patuá sempre com você.

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.