O que são e como usar anéis e brincos marcassita com elegância
A marcassita é um tipo de metal com aparência muito similar ao da prata envelhecida e que costuma agregar admiradores por causa do seu visual vintage. Assim, as opções disponíveis para os adeptos hoje são inúmeras, de brincos a anéis. Entretanto, essas joias são muito delicadas e exigem certos cuidados, tanto na manutenção como na hora de usar.
Já sabemos que o mundo das joias é sempre efervescente. Assim, novos materiais, formatos e usos surgem todos os dias. Porém, uma das dificuldades é acompanhar toda essa evolução. Além disso, acertar nas combinações e ainda manter-se fiel ao seu próprio estilo é um desafio quase diário. Portanto, como usar peças de um material tão peculiar como a marcassita? Quais são os cuidados necessários para mantê-las sempre novas e bonitas?
O que é marcassita?
Marcassita nada mais é do que o sulfeto de ferro em formato de pedra. Mas, ao contrário do que o nome sugere, são fabricadas normalmente de pirita, que é um mineral “irmão”.
Bastante procuradas por sua beleza natural e aparência envelhecida, as joias de marcassita podem variar entre tons de cinza-claro, amarelo e marrom.
Ao longo da história, a pedra já foi utilizada por civilizações como a grega e a inca. Além disso, a própria rainha Vitória a utilizou durante alguns anos de sua vida. Posteriormente, nas décadas de 1920 e 1930, os adornos tornaram-se populares e era muito comum vê-las enfeitando as mulheres da época. Assim, é por isso que, quando se busca um visual mais vintage, elas são as preferidas.
Como cuidar?
Apesar de sua beleza, a marcassita precisa de alguns cuidados especiais. Por exemplo, o material não se dá muito bem com a água. Portanto, não se pode usar na piscina, no mar ou durante o banho porque a joia esfarela. Além disso, produtos abrasivos como limpa-prata não são recomendáveis. O ideal é utilizar a flanelinha própria que a Prata e Arte disponibiliza para seus clientes.
Como usar?
Especialmente escolhida para brincos e anéis, a marcassita é bem versátil no que diz respeito às combinações. Contudo, devido à delicadeza, pode ser melhor utilizá-la em ocasiões especiais em que você não terá contato com água. Apesar disso, ela vai bem em conjunto com outras pedras e joias e com praticamente todos os tipos de roupa. Portanto, use e abuse do estilo mais retrô da peça para construir o look.
Tomando todos os cuidados com a manutenção, você terá uma joia diferente para compor o visual em inúmeras ocasiões. Assim como você viu neste texto, o uso da marcassita já é antigo e grandes civilizações já se encantaram por sua beleza. Que tal usá-la para destacar ainda mais o seu brilho natural?
Gostou das dicas? Então venha conhecer a nossa linha de produtos no site. É só clicar aqui.