10 características que toda mulher elegante tem

Toda mulher tem o potencial de cultivar a elegância. Não basta só seguir as regras da moda, é preciso unir um determinado comportamento com a estética. Ser uma mulher elegante envolve diversos fatores e são esses segredos que a Prata e Arte vai revelar hoje!

O que torna uma mulher elegante?

Ser uma mulher elegante é a união de várias características e habilidades. A definição social do que é ser elegante pode até mudar um pouco ao longo do tempo, mas existem algumas qualidades que nunca saem de moda.

1. Saber se vestir

Uma mulher elegante sabe se vestir e o primeiro passo para isso é usar roupas que caibam bem no seu corpo. Não estamos falando apenas de tamanho, mas sim sentir-se confortável e confiante nas peças que escolher.

Se roupas muito largas ou muito apertadas fazem você se sentir estranha, quando for às compras considere a forma com que você se sente ao usar o look. Não escolha apenas o que está na moda, afinal, uma mulher elegante, além de escolher aquelas peças universais, segue seus instintos.

Dica: existem alguns estilos que nunca saem de moda, como o estilo clássico!

2. Escolher bem as joias

Os acessórios e joias fazem parte de um look perfeito para uma mulher elegante.

Você pode combinar colares curtos com longos, pulseiras finas com pulseiras grossas e anéis de cores diferentes.

Uma regra de ouro para escolher as joias ideais é olhar o look completo no espelho. Se não estiver segura sobre a escolha de mais de uma joia, tire uma. O menos às vezes é mais quando falamos de elegância!

Algumas roupas ficam mais elegantes com joias de ouro, outras com joias de prata. Então experimente os dois materiais e veja qual combina melhor.

Se você adora looks básicos para o dia a dia, como jeans e camiseta, adicionar joias pode dar um toque elegante ou levar o seu estilo para outro nível. Um exemplo: pulseiras de metal, colares longos e joias com pedras podem transformar o look do dia em uma roupa perfeita para um encontro ou festa.

Fique de olho nas cores

Escolha aquelas joias que combinem com as cores do seu guarda-roupa. Peças pretas, brancas e nude são a chave para uma mulher elegante e harmonizam com a maioria dos metais e pedras. Mas se você ama looks coloridos, considere escolher joias que complementam sua paleta.

Na hora de escolher suas joias e montar um look sofisticado, a qualidade das peças também é essencial. As joias da Prata e Arte, por exemplo, são confeccionadas com Prata 925, que é conhecida por sua durabilidade e pureza.

3. Manter a postura

A boa postura é uma característica de toda mulher elegante. Cultivar uma boa postura pode ser desafiador pois é preciso reeducar seu hábito.

O primeiro passo é observar como você mantém seu corpo ao ficar em pé e sentada.

Se você costuma ficar curvada ou encolhida, é hora de exalar maior confiança e equilíbrio por meio da linguagem corporal. O que acha de praticar? Veja como:

  1. Ao ficar em pé, pense no seu corpo se alongando pela cabeça, na direção do teto.
  2. Observe se os seus ombros ficam curvados para frente. Se sim, faça uma rotação para trás;
  3. O queixo e a cabeça não devem ficar muito projetados para baixo nem para frente. Para descobrir a posição ideal, encoste a sua lombar, seus ombros e todo o seu pescoço em uma parede e fique nessa posição por alguns segundos. Depois desencoste da parede e procure manter a postura.

Dessa forma você irá se habituar a uma postura saudável e digna de uma mulher elegante.

4. Agir com respeito

Uma mulher elegante respeita os outros e a si mesma. A empatia faz parte do respeito, pois te ajuda a entender melhor as outras pessoas e, assim, agir com gentileza seja no ambiente profissional ou pessoal.

Mulheres elegantes e respeitosas são compreensivas e bondosas, tanto em suas ações quanto em suas palavras. Ao contrário do que se possa parecer, não é uma fraqueza, mas sim uma ferramenta de inteligência emocional.

Ao tratar você mesma com bondade e respeito, você perceberá que suas ações no dia a dia ficarão mais leves e os relacionamentos com as pessoas ao seu redor ficarão muito melhores.

5. Falar da forma e na hora certa

Uma mulher elegante sabe dizer as palavras certas e, o mais importante, na hora certa. Parece simples, mas é uma habilidade social muito admirada e que nem todas possuem! Confira algumas dicas:

  1. Pratique a habilidade da escuta ativa. Ouça o que as pessoas estão falando, sem interromper, e procure entender o ponto de vista delas.
  2. Não tenha medo de falar o que pensa, com educação e respeito, mas dê sua opinião apenas se a outra pessoa pedir, combinado?
  3. Antes de falar, pense um pouco, especialmente se for uma conversa mais delicada. Não tem problema nenhum em tomar um tempinho para falar.

6. Cuidar de si mesma

O autocuidado é essencial para saúde e bem-estar. Mulheres que possuem elegância praticam isso de diversas formas. Afinal, não tem uma fórmula exata!

Muitas mulheres praticam o autocuidado focando em tempo de relaxamento, como massagem ou viagem. Outras focam na saúde física e mental, com exercícios físicos, alimentação saudável e terapia.

Às vezes, o autocuidado pode ser simplesmente saber os seus limites e respeitar seus gostos pessoais, não se privando de pequenos prazeres que vão tornar sua vida mais leve e alegre, como comprar se autopresentear com uma joia.

7. Saber receber elogios

Receber elogios com elegância é desafiador para você? Sem problemas! O segredo para aceitar um elogio é entender que, se você está sendo elogiada, é porque você merece.

Uma dica para não ficar nervosa e acabar se diminuindo quando ouvir palavras gentis dos outros, é mostrar que você reconhece o elogio, agradecer e tentar oferecer uma resposta verdadeira.

Não tenha medo de ser sentimental. Você pode falar que o elogio da pessoa deixou o seu dia mais alegre, por exemplo. Isso também pode te ajudar a não soar arrogante.

8. Reconhecer suas falhas

A mulher elegante sabe reconhecer quando erra e também que não é perfeita. Errar é humano, e a elegância está em aprender com esses erros e enxergá-los como uma oportunidade de crescer.

Não deixar que uma falha impeça você de seguir em frente é um verdadeiro ato de elegância. Ao fazer isso, você vai reparar no aumento da sua autoestima e se tornará uma mulher mais autoconfiante!

9. Manter-se atualizada

Além de estilo, postura e habilidades sociais, uma mulher com elegância está sempre ligada ao que está acontecendo ao redor do mundo.

Seja para melhorar sua vida profissional ou ser uma pessoa mais interessante, as dicas a seguir vão tornar você uma mulher mais atualizada:

  1. Faça cursos livres e frequente palestras. Seja para desenvolver um hobbie que sempre gostou ou melhorar suas habilidades no trabalho;
  2. Escute podcasts de temas que te interessam. Você pode escolher conteúdos de entretenimento, como cinema e literatura, e outros de cunho noticioso;
  3. Acesse portais de notícias, assista jornais ou ouça programas no rádio.
  4. Participe de grupos nas redes sociais. Essa é uma forma de não deixar nenhuma novidade passar despercebida e ser uma pessoa de conteúdo nas reuniões de trabalho e também nas rodas de conversas!

10 Ter autoconfiança

Por fim, uma mulher elegante tem confiança em si mesma! Ela é original e não segue cegamente as tendências e regras da moda.

Então, assuma sua singularidade e reconheça como seus pensamentos e experiências são únicos e te tornam uma pessoa não só elegante, mas especial!

Conheça a linha glamour, criada para mulheres elegantes

A linha glamour, da Prata e Arte, é uma linha de joias para mulheres elegantes de todos os estilos. Ela é resultado da curadoria cuidadosa de  estilistas, designers e estudiosos do segmento de moda e acessórios.

A linha glamour é composta por brincos, anéis, colares, pulseiras e tornozeleiras de prata com zircônias. Todas as joias são delicadas e refinadas, para deixar seu look elegante.

Quer saber a melhor novidade? Leitoras do blog têm cupom de 10% de desconto! Use o cupom VIP10 e deixe seu look impecável com a Prata e Arte!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.