Festa de debutante: conheça a origem e as tradições da festa
A festa de debutante é um dos momentos mais esperados na vida de muitas garotas. Trata-se de um rito de passagem, cheio de emoções e tradições familiares.
Se você está se preparando para a festa, descubra a origem dessa cerimônia e veja como escolher o melhor vestido. Continue lendo!
O que é ser uma debutante?
Debutante é o termo usado para se referir às garotas que estão prestes a fazer 15 anos. O 15º aniversário é considerado um marco na vida da adolescente, que deixa de ser “menina” e passa a ser “mulher”.
A palavra “debutante” vem do Francês “débutant”, cujo significado é “principiante, novato”. Assim, ela carrega o sentido de iniciante na vida adulta.
Qual é a origem da festa de debutante?
A festa de debutante como conhecemos hoje começou no século 16, na Europa, e se popularizou no século 19. De acordo com a Association for Consumer Research, as famílias faziam bailes para apresentar a mulher à sociedade e conseguir um bom casamento para a moça.
Essas festas funcionavam como um rito de passagem, porque representavam, para as debutantes, o fim da infância e o início da vida adulta.
Para as famílias, o evento era uma oportunidade de mostrar status e riqueza. Por isso, elas não titubeavam em gastar grandes quantias de dinheiro para financiar a festa.
Era tradição servir boa comida para os convidados, fazer um belo vestido e preparar uma apresentação de dança – geralmente valsa.
Por volta de 1950, a festa de debutante se popularizou também no Brasil, entre as famílias mais abastadas.
Quais são os momentos tradicionais da festa?
Ao longo dos anos, muitas tradições foram criadas na festa de debutante. Com a chegada da cultura moderna, elas também foram ressignificadas, aceitando variações.
Nem todas as tradições são seguidas à risca nos eventos de hoje. A aniversariante, junto com a sua família, decide quais tradições seguir ou não naquela data.
Embora a programação seja de escolha livre, algumas tradições já são esperadas pelos convidados:
Valsa
O grande momento da festa e a tradição mais seguida pelas aniversariantes. A valsa é dançada pela debutante com o seu pai, que depois dá lugar para outros homens convidados (amigos, avôs ou tios).
Também é comum que a debutante dance com o namorado ou um dançarino profissional, vestido formalmente. Esse parceiro de dança representa o “príncipe”, o qual remonta, nas origens da festa, o homem que pediria a mão da debutante.
A apresentação geralmente é ensaiada e coreografada. Algumas aniversariantes optam por mudar o estilo da música substituindo a valsa por funk, música eletrônica ou street dance, por exemplo.
Também é possível mesclar as duas coisas, começando com a apresentação mais formal e terminando com a mais descontraída para abrir a pista de dança.
Troca do vestido
Após a valsa principal (ou entre uma apresentação e outra), a debutante costuma trocar de vestido.
O primeiro vestido costuma ser mais recatado (comprido, com saia arredondada, mangas e luvas), enquanto o segundo é mais moderno (geralmente justo, curto e sem mangas).
Essa substituição, assim como todo o evento, é um rito de passagem para a vida adulta.
Troca do sapato
Outra tradição é a troca do sapato. A debutante começa a festa com uma sapatilha e, depois da valsa, troca por um salto alto.
Passagem da boneca
Também é comum que a debutante comece a festa com uma boneca e a entregue para uma menina mais nova, durante a cerimônia. Às vezes, a menina troca a boneca por um buquê de flores, que fica, então, na posse da debutante.
Presentear com anel solitário: uma linda tradição
Outra tradição da festa de debutante é o pai presentear a filha com um anel solitário. A joia é extremamente elegante e delicada.
Utilizado também em pedidos de casamento e batizados, o anel solitário é carregado de tradições familiares. Entregá-la à debutante é um ato de amor e afeto.
Além disso, a pedra brilhante que destaca o anel traz luminosidade à mão e deixa a mulher ainda mais bonita.
Confira os anéis solitários da Prata e Arte, confeccionados com Prata 925 e Ouro 18K.
Vestido de debutante: dicas de como escolher
Um dos itens mais importantes da festa de 15 anos é o vestido. Essa roupa vai ficar para sempre na memória da família e nos registros fotográficos! Por isso, escolha seu vestido com calma, lembrando de três dicas:
Dica Nº1: considere a sua personalidade
O vestido da debutante funciona como uma expressão de sua personalidade. Algumas aniversariantes preferem trajes mais simples, de cores neutras e com pouco brilho, enquanto outras gostam de ousadia, glitter e cores fortes.
O corte, o tecido e a cor do vestido são os principais elementos a se considerar. Quanto maior for a saia, mais formal será o vestido. O tule e o chiffon são tecidos mais delicados, enquanto a renda é mais romântica e, o cetim, mais exuberante.
Dica Nº2: pense no tema da festa
O tema da festa também influencia a escolha do vestido.
Eventos de estilo vintage pedem vestidos do tipo “princesa”. Festas à noite combinam bastante com roupas extravagantes. Já os modelos mais leves casam perfeitamente com eventos diurnos em espaço aberto.
Dica Nº3: complemente com as joias certas
Os acessórios têm o poder de realçar a beleza do vestido e deixar a debutante ainda mais elegante. Porém, o contrário também é verdadeiro. As joias erradas podem atrapalhar sua composição, prejudicando o resultado final.
Escolha acessórios do mesmo estilo que o vestido, seja ele moderno, romântico, formal ou casual. Para não errar, prefira joias lisas ou com pedras transparentes.
Agora, se você quiser se destacar, combine o vestido com joias de cores análogas ou contrastantes, usando a harmonia das cores.
Acessórios que têm tudo a ver com a festa
A Prata e Arte tem várias opções de joias que combinam com vestido de debutante: colares, brincos, anéis e pulseiras.
Aproveite o desconto exclusivo para leitoras do blog! Use o cupom VIP10 para ganhar 10% de desconto no site da Prata e Arte. Em compras acima de R$ 220, o frete é grátis! Corre lá!