Conheça os metais usados nas joias da Prata e Arte

Que nós amamos prata vocês já sabem, certo? Com esse metal nobre, conseguimos fazer joias incríveis para diferentes estilos e ocasiões, das mais simples às luxuosas. Mas se você entrar no nosso site ou visitar alguma de nossas lojas, vai perceber que também utilizamos outros materiais como ouro, prata leve, aço e ródio.

Assim, para que você entenda melhor as principais características desses materiais e possa escolher as joias com ainda mais certeza de que vai amar suas compras, elaboramos um pequeno guia sobre os componentes das nossas peças. Confira!

Prata de lei
Quando você vê na descrição dos nossos produtos que uma joia é de prata, isso quer dizer que a peça é fabricada com prata de lei, ou prata legítima, o tipo mais puro possível de ser moldado.

Você sabia que não é possível criar acessórios com a prata 100% pura, porque ficariam “moles”? Por isso, outros metais são adicionados à prata para criar a liga ideal. A prata de lei 925 é composta de 92,5% de prata pura. Já a prata de lei 950 é ainda mais pura, com 95% de prata.

É importante saber que peças feitas de prata legítima não descascam com o tempo, mas podem escurecer por conta de um processo natural de oxidação, que pode ser acelerado pelo suor, PH da pele e contato da joia com produtos químicos, por exemplo. Para voltar com o brilho da sua joia de prata, basta usar a nossa Flanela Mágica, o produto Monzi ou realizar um polimento em uma de nossas lojas.

Outro ponto que vale ressaltar é que, apesar de a prata não ser um produto antialérgico, apenas um pequeno número de pessoas percebe alguma reação indesejada na pele. Geralmente quem não tem alergia ao ouro dificilmente terá à prata. Mas fique tranquila! Caso a sua pele apresente alguma reação alérgica, é possível trocar o produto por outro até 30 dias após a compra.

Aqui na Prata e Arte, a Prata de Lei tem garantia permanente que cobre o teor do metal que é prata.

Curiosidade: A prata envelhecida é uma peça em prata que passa por um acabamento que cria o visual. É possível fazer este processo em suas peças de prata de lei.

Aço inoxidável
O aço inoxidável é um material que não existe na natureza. É uma liga artificial usada por fabricantes de acessórios por ter várias vantagens: é hipoalergênico, muito durável, não oxida e nem descasca. Todas as peças em aço feitas pela Prata e Arte são de aço cirúrgico 316L, e a diferença mais visível entre as peças de prata e de aço é a coloração: a prata é mais clara e o aço, mais escuro.

As joias em aço são perfeitas para usar em lugares onde a oxidação é acelerada, como no litoral. Ou seja, quer usar os acessórios lindos da Prata e Arte na praia? Aposte nas peças de aço!

O aço também aceita gravação e polimento e, assim como a prata de lei, sua garantia é permanente sobre o teor do metal que é aço.

Prata leve
É a linha de joias da Prata e Arte que tem na sua composição metais leves, coberta com uma camada isolante (que evita reações alérgicas), e revestida de prata pura.

Nossas peças em prata leve têm garantia de 6 meses (apenas sobre a folheação de prata), mas mesmo que esse prazo termine damos assistência aos nossos clientes. Para garantir a durabilidade das suas joias, aposte em algumas dicas de conservação: evite o contato com água e com produtos químicos. Caso a folheação da prata oxide com o tempo, é possível polir a peça em nossas lojas ou fazer uma limpeza caseira, com Monzi e Flanela Mágica.

Ródio (folheadas a ródio branco ou ródio negro)
O ródio é um metal precioso do grupo da platina. Por não ser facilmente encontrado na natureza, tem o seu valor mais alto. É utilizado como acabamento pela Prata e Arte, recebendo o nome de banho de ródio.

Seu uso confere alto brilho, resistência e oxidação reduzida, o que ajuda a proteger os acessórios do desgaste natural. Também é mais resistente a arranhões e manchas. Para garantir a conservação, é fundamental deixar as peças longe de produtos químicos.

Possui garantia de 6 meses (somente a folheação) e pode ser polido e consertado. Mesmo após esse tempo, a Prata e Arte dá assistência aos seus clientes.

Ouro
Embora a Prata e Arte seja mais lembrada pelas joias prateadas, nós também fabricamos peças em ouro amarelo. É o caso da coleção de anel de noivado e de formatura, brincos para crianças e alianças de casamento, além de peças que misturam ouro com outros metais.

Que variedade, hein? Com essas informações, você pode fazer escolhas ainda mais certeiras na hora de comprar suas joias no site da Prata e Arte. Caso você ainda tenha alguma dúvida, fale com a gente: deixe seu comentário ou entre em contato pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.