Colar militar: modelos, significado e como usar

O colar militar, também conhecido como Dog Tag, é um acessório despojado e cheio de história. Usado por homens e mulheres de estilo casual, o acessório é composto por uma corrente de prata ou de aço e uma ou duas placas de metal, com palavras e números inscritos.

Várias celebridades internacionais e nacionais utilizam esse artigo de moda: o rapper DMX, a atriz Kristen Stewart, o ator Ryan Gosling, o jogador Neymar Jr e até a cantora Anitta.
Quer ficar estiloso também? Compre seu colar militar na Prata e Arte!

Agora, se você quer saber como esse acessório surgiu, qual o significado dele e como usá-lo, continue a leitura!

Qual é a história por trás do colar militar?

Apesar de hoje ser utilizado como artigo de moda, o colar militar carrega uma longa história de guerras, sacrifícios e perdas familiares. 

A partir do século XIX, soldados de vários países começaram a usar etiquetas de metal, chamadas de Dog Tag, por baixo do uniforme, contendo o nome, regimento e número do soldado.

Na Primeira Guerra Mundial, essa prática se tornou comum – e até obrigatória nos Estados Unidos – para facilitar a identificação de mortos e feridos. 

Os militares portavam duas chapas de alumínio para que, em caso de morte, o Exército enviasse à família uma das chapas, junto com uma mensagem de agradecimento pela bravura e serviço do soldado. 

Décadas mais tarde, o acessório passou a compor o look de rappers, artistas e celebridades até se popularizar como uma peça de estilo.

O que significa o colar militar? 

Além de ser muito bonito, o colar militar remete a valores como coragem, força, resistência e patriotismo.

O acessório também é extremamente funcional para pessoas com deficiência ou problemas de saúde, tais como diabetes, Alzheimer e epilepsia, idosos e profissionais de alto risco, como policiais, bombeiros, salva-vidas e pilotos.

Nesses casos, é comum que a placa de identificação militar contenha o tipo sanguíneo do portador, alergias, diagnóstico, nome e telefone de contato.

O que gravar no colar militar?

Você pode gravar na placa do colar militar informações importantes sobre sua identidade e saúde, como:

  • nome;
  • data de nascimento;
  • tipo sanguíneo;
  • alergias;
  • CPF ou RG;
  • telefone;
  • endereço.

Mas você também pode usar sua licença poética e gravar frases criativas. Por exemplo:

  • declaração de amor; 
  • nome da música favorita;
  • nome do cônjuge ou namorado;
  • data importante;
  • versículo bíblico predileto;
  • religião;
  • santo ao qual é devoto.

Com que roupa usar?

O colar militar combina com roupas casuais como camiseta, blusa, regata, camisa xadrez de manga longa, suéter, jaqueta de couro, jaqueta jeans, moletom, vestido curto e calça jogger. 

Use a sua criatividade, inspire-se nas suas referências pessoas e reconheça seu estilo próprio para criar looks únicos e inesquecíveis!

Modelos de Dog Tag

Geralmente, a placa do colar militar é de aço ou prata. Enquanto o aço é mais econômico, a prata é mais resistente a corrosões e manchas, além de ter um brilho notável.
A corrente do Dog Tag também pode ser aço, prata ou couro, em modelos mais hippie.

Onde compro colar de militar?

Não precisa visitar nenhum quartel. Basta acessar o site da Prata e Arte e adicionar no seu carrinho o Pingente de Prata de Placa Militar

Escolha a corrente masculina de sua preferência, seja ela de aço ou prata, e envie as informações que quer gravar no seu colar militar personalizado. A gravação é gratuita!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.