Cinco linguagens do amor: descubra a sua e a do namorado

O livro best-seller “As cinco linguagens do Amor” fez tanto sucesso ao redor do mundo que popularizou a ideia multiforme de expressar amor. Foram vendidas mais de 20 milhões de cópias desde 1992, quando o pastor e conselheiro de casais Gary Chapman escreveu pela primeira vez sobre cinco maneiras de dar e receber afeto:

  • palavras de afirmação;
  • toque físico;
  • tempo de qualidade;
  • atos de serviço;
  • presentes.

Identificar a sua linguagem de amor e a do seu namorado pode melhorar a comunicação entre vocês e evitar problemas futuros no relacionamento.

Segundo o autor, o principal problema da maioria dos casais que ele atendia era o fato de não se sentirem amados. Porém, ele percebia que havia esforços de ambas as partes em manifestar o carinho pelo outro.

Qual era a dificuldade, então? A forma como eles expressavam esse amor não era compreendida e reconhecida pelo cônjuge.

Por isso, a solução era identificar a própria linguagem de amor e a linguagem falada pelo outro, além de se esforçar para aprender um novo idioma, caso as linguagens fossem diferentes. Afinal, o amor é uma decisão que exige empenho e dedicação diários.

Qual será a sua linguagem de amor? E qual é a língua do seu namorado? Leia as categorias abaixo para descobrir.

Palavras de afirmação

A pessoa que fala a linguagem de palavras de afirmação prefere expressar-se por meio de palavras. Ela adora elogios, encorajamentos, declarações de amor e cartinhas apaixonadas. Mas as palavras precisam ser sinceras e espontâneas. E quanto mais específico o elogio, melhor.

A máxima “uma atitude vale mais que mil palavras” não tem vez com essa pessoa. Palavras importam, sim, e a frase “eu te amo” é o som mais doce do mundo!

Na mesma intensidade, palavras agressivas e depreciativas são fatais para quem tem essa linguagem. Uma discussão bote acabar em mágoas profundas se o outro se expressar mal.

Por isso, se o seu namorado fala essa linguagem, tome cuidado redobrado com suas palavras e o elogie com frequência e sinceridade. Diga “eu te amo” quantas vezes for necessário – mesmo que dezenas em um único dia!

Toque físico

Já o toque físico é a linguagem dos carinhosos, dos grudentos de plantão, que não recusam nenhum abraço e estão sempre prontos para fazer um cafuné, dar um beijo na testa, andar de mãos dadas, etc. Geralmente, a relação sexual tem um significado mais profundo e sentimental para essas pessoas.

Na mesma via, afastar-se de um abraço ou querer distância física por um tempo – por qualquer razão que seja – pode ser interpretado como rejeição.

Então, se o seu namorado fala essa linguagem de amor, não tire as mãos dele! Encha ele de beijos e abraços até sufocá-lo de fofura!

Tempo de qualidade

A pessoa que tem o tempo de qualidade como linguagem de amor prioriza passar um tempo junto, só os dois, fazendo algo divertido ou simplesmente conversando. Para ela, tirar um tempo para ouvir o outro com atenção exclusiva, sem distrações nem telas de celular, é o ato mais sublime de amor.

Por isso, a falta de espaço na rotina para dedicar-se ao relacionamento pode ser extremamente prejudicial para as emoções desse indivíduo. Na prática, ele sente que não é amado o bastante para tomar um pouco do seu tempo!

Identificou-se com essa linguagem? Ou percebeu que é a língua do seu namorado? Então não desmarque a noite do encontro por nada nesse mundo!

Atos de serviço

Os atos de serviço são pequenas atitudes do dia a dia que colocam o conforto da outra pessoa em primeiro lugar. Pode ser um serviço doméstico, uma ajuda com o trabalho da faculdade, o apoio na organização financeira – qualquer coisa que auxilie a outra pessoa e demonstre seu apreço por ela.

Parceiros que falam essa linguagem de amor tendem a ser mais pragmáticos em sua visão do amor. Ela pensa: “se alguém diz que ama o namorado, mas não move um dedo para ajudá-lo, está mentindo”.

Presentes

A última linguagem do amor é comumente confundida com materialismo, mas não tem nada a ver com valor financeiro nem utilidade. O presente pode ser um bombom, uma caixa personalizada ou uma lembrancinha de viagem. O importante é mostrar que lembrou do parceiro quando viu ou fez aquele item.

Para quem fala essa linguagem, ser surpreendido com um presente é a melhor coisa do mundo! Seja em datas comemorativas ou dias comuns, a entrega do presente representa a materialização do afeto ou a concretização de uma memória.

Se o seu namorado fala essa linguagem, que tal presenteá-lo com acessórios masculinos da Prata e Arte? Expresse seu carinho por ele presenteando-o com um item estiloso e de qualidade!

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a descobrir sua linguagem e a linguagem de amor do seu namorado. Agora, é só colocar em prática as dicas do livro “As cinco linguagens do amor” para construir um relacionamento saudável, afetuoso e feliz!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.