Veja 6 formas de usar anel solitário e como combinar com outros anéis

O anel solitário é um modelo clássico de joia que atravessa culturas e gerações. É uma peça com design minimalista e sofisticado, onde o aro confeccionado em Prata 925 ou Ouro 18k é adornado com uma zircônia (exatamente como fazemos aqui na Prata e Arte!). 

A principal característica dessa joia é justamente a escolha de uma pedra única para a composição, que dá o toque de elegância e luminosidade às mãos de quem o usa. A pedra fica posicionada na parte de cima, bem no meio do aro, por isso é fácil identificar o anel solitário e também usá-lo combinando com outros anéis, já que é uma joia delicada e versátil.

Ao escolher um anel solitário é importante ficar atenta à qualidade dos materiais, pois é uma joia que vai acompanhar a mulher ao longo da vida. A zircônia que utilizamos na Prata e Arte é uma pedra sintética, resultado de um trabalho delicado. O dióxido de zircônio, mineral que dá origem às nossas pedras, é trabalhado até atingir o brilho que se parece muito com o do diamante. Por isso, é um material mais acessível e também mais sustentável, já que não é preciso extrair nenhum minério da natureza. Legal, né?

Os anéis solitários confeccionados em prata 925 e ouro 18k garantem a durabilidade da peça, permitindo que este símbolo seja carregado por toda a vida. Tradicionalmente, esta é uma das joias clássicas que podem ser passadas de geração para geração e se transformam em uma relíquia dentro das famílias. 

Qual é o significado do anel solitário?

O anel solitário é uma representação do amor. Embora tenha ficado mais conhecido por representar o pedido de casamento em cenas clássicas de filmes, a origem da tradição é de 1423. O chefe de justiça da Inglaterra celebrou o batizado de sua neta presenteando-a com um anel solitário, fabricado sob medida.

A tradição de entregar o anel no pedido de casamento é de 1477, quando o arquiduque da Áustria presenteou sua amada com um anel com pedra única. Essa pedra solitária encantou a alta classe, que passou a replicar a ideia. 

Seja qual for a ocasião, o anel solitário é um símbolo de compromisso com o afeto e com tradições familiares. Por isso ele também marca outros momentos, como  pedido de namoro, aniversário de 15 anos e formaturas.

6 formas de usar anel solitário 

 O dedo em que se usa o anel solitário é o anelar.  Por ser uma joia discreta e delicada, ele pode ser usado em todas as ocasiões. 

Pode fazer parte do mix de joias de uso diário, sendo combinado com outras peças e dando um toque especial mesmo em produções mais simples. Pode ser utilizado sozinho nas mãos ou junto com outros anéis.

Confira a seguir dicas de como usar anel solitário em produções variadas. 

Anel solitário como anel de noivado 

Quando o anel solitário é entregue como símbolo de amor no pedido de noivado, ele faz as vezes da aliança que será usada após o casamento. O anel solitário de noivado é colocado no dedo anelar da mão direita da noiva, representando o compromisso com seu futuro esposo. 

Segundo a tradição, após o casamento, o anel solitário passa a ser utilizado na mão direita, para que a aliança de casamento seja colocada na mão esquerda. Mas essa não é uma regra: ele também pode ficar junto com a aliança e vamos dar dicas sobre esse assunto mais adiante.

Anel solitário como aliança de namoro 

Já que o anel solitário é, tradicionalmente, um símbolo de amor, também pode ser utilizado como aliança de namoro. Para aprender a usar o anel solitário como aliança de namoro, a dica é utilizar a peça no dedo anelar da  mão direita.

Esta é uma joia feminina, então o namorado pode escolher um modelo tradicional de aliança de namoro e presentear sua amada com um anel solitário para simbolizar o compromisso do casal.

Anel solitário como acessório de moda 

: anel-solitário- com-outros-aneis

A delicadeza e a sofisticação do anel solitário permitiram que ao longo dos anos ele se transformasse em um acessório de moda. 

Como não há uma regra para a cor da pedra desta joia, usar o anel solitário como acessório de  moda é fácil. Você pode combiná-lo com joias cujo metal seja o mesmo do anel. O mesmo vale para  a cor da pedra, que pode ser combinada com outras pedras em cores complementares.

Para aprender a usar o anel solitário como acessório de moda, você pode testar looks em que a cor da roupa combina com a cor da pedra. Também vale a pena apostar em roupas com detalhes na mesma cor, e até em acessórios como bolsas e cintos.

Sozinho

Se você quer usar o anel solitário sozinho, também pode. Desta forma, a joia segue segundo o destaque e permite compor looks mais neutros, delicados e até mesmo produções mais românticas.

Além disso, o anel solitário é a joia perfeita para ocasiões especiais, como festas e casamentos. A versatilidade dessa peça dá a sofisticação que eventos mais glamourosos pedem.

Com outros anéis 

A composição do anel solitário com outros anéis também é uma opção para quem busca um estilo com mais presença. Se você é adepta da ideia de combinar várias joias, aprenda a usar o anel solitário com outros anéis agora:

> Combine o anel solitário com um mix de anéis de aro fino. Você pode colocar um anel em cada dedo, por exemplo.

> Combine o anel solitário com um anel de pedra grande na mesma mão. Teste cores diferentes de pedras e veja qual fica mais harmoniosa.

> Você também pode combinar o anel solitário com anéis de outros metais. Se o seu anel solitário é de ouro 18k, vale testar composições com anéis em prata 925.

anel-solitário-junto-com-aliança

Existem duas opções de como usar o anel solitário junto com a aliança de casamento. Como você viu anteriormente, a tradição diz que após o casamento, o anel solitário passa para a mão direita, mas isso não é uma regra. 

O anel solitário pode ser utilizado no mesmo dedo que a aliança de casamento, o anelar da mão esquerda. Ele tem o mesmo papel que o anel aparador, uma peça delicada que está sempre junto com a aliança de casamento. 

Anel solitário junto com aliança de namoro 

Aqui também não há uma regra específica sobre como usar o anel solitário junto com a aliança de namoro. Se você optar por utilizá-los no mesmo dedo, pode montar um mix de anéis na outra mão para deixar a produção equilibrada. 

Caso você deseje utilizar o anel solitário em uma mão e a aliança de namoro na outra,  dá para combinar com outras joias como mix de pulseiras e colares. 

Anel solitário junto com meia aliança 

O anel solitário é uma joia que tem tudo a ver com a meia aliança. Uma característica da meia aliança é que ela tem pedras somente em metade da circunferência do aro. Por isso, para usá-la junto com o anel solitário, tudo depende do seu estilo! 

Os dois tipos de anéis possuem pedras. Quando você usá-los na mesma mão, eles ganharão mais destaque. Você também pode usar o anel solitário e a meia aliança em ambas as mãos.

Adquira seu anel solitário na Prata e Arte

Os anéis solitários da Prata e Arte  são fabricados com materiais de qualidade como o Ouro 18k e a Prata 925. São diversas opções com pedras de diferentes cores e tamanhos e certificado de garantia. A escolha perfeita para simbolizar o amor está aqui!

CTA: Na Prata e Arte tem cupom exclusivo para leitores do blog. Acesse a loja virtual e digite o cupom VIP10. Válido somente para compras no e-commerce.

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.