Imagem de vários tipos de brinco feminino

15 tipos de brinco que você precisa conhecer

Qual brinco você está usando hoje? Por que o escolheu? Para combinar com o look, para expressar seu sentimento do dia, porque acordou mais inspirada… as razões para usar cada tipo de brinco têm a ver com nossas características pessoais, mas o fato é que eles são um acessório de moda indispensável.

A coleção de brincos que está no seu porta joias também fala muito sobre o seu estilo. O tipo de brinco conta se você prefere joias menores, em prata, pequenas ou do tipo pêndulo. 

Neste artigo, a Prata e Arte vai te explicar os detalhes por trás de cada peça para você aprender a diferenciar os materiais e comprar seus brincos favoritos sem erro. 

Anote aí: tem cupom para leitoras do blog na hora das compras, tá? Use VIP10 e ganhe 10% de desconto no site da Prata e Arte.

Tipos de brinco por material

A variedade de materiais é grande, por isso é importante conhecer os tipos de brinco por material. Você pode comprar as suas joias sabendo mais sobre a qualidade e a durabilidade de cada peça.

1. Brinco de bijuteria

As bijuterias são produzidas em larga escala e, por isso, os materiais utilizados costumam ser de qualidade inferior, como alumínio, cobre, latão e plástico. Elas podem perder o brilho, a textura ou descascar em pouco tempo. Além disso, também costumam causar alergias no contato com a pele.

2. Brinco de aço inoxidável

O aço inoxidável é uma liga de diferentes metais, como cromo, ferro e níquel. Como o nome já diz, ele é resistente à oxidação, e os brincos feitos com este material dificilmente provocam alergias.

3. Brinco de prata

A prata 925 é uma liga composta por 92,5% de prata e 7,5% por outros metais, como o cobre. Brincos em prata 925 entram na categoria de joias, porque o processo de fabricação é mais delicado, resultando em peças com acabamento perfeito e excelente durabilidade.

Dentro desta categoria, temos os brincos de prata envelhecida, que foram modificados com banhos químicos e têm acabamento mais escuro.

4. Brinco de prata leve

Estas são peças desenvolvidas com uma liga de metais leves, que levam um revestimento de prata legítima. Sua coloração é um pouco mais clara do que a prata 925. São brincos de alta qualidade, com brilho e sofisticação. .

5. Brinco de ouro

O ouro é um metal precioso, relacionado ao luxo e à riqueza. É bastante versátil para a confecção de brincos, e por ser feito em material nobre, os preços dos brincos de ouro são mais altos. Há tipos de brinco que mesclam o ouro com a prata, conferindo o mesmo ar sofisticado.

Conheça as opções de brincos da Prata e Arte e aproveite o cupom VIP10, exclusivo para leitores do blog. Adicione ao final da compra e ganhe 10% de desconto. 

Tipos de brinco por design

Você prefere brincos grandes ou pequenos? Gosta de modelos que ficam pendurados? Entenda agora os diferentes tipos de brinco de acordo com o design.

6. Brinco stud

O nome stud se refere aos brincos pequenos, presos por tarraxas, que ficam bem próximos do lóbulo. São discretos e confortáveis, ideais para o dia a dia. 

7. Brinco ponto de luz

O brinco ponto de luz é um tipo de brinco stud, adornado com uma pequena pedra de zircônia. É um dos modelos mais populares, versáteis e delicados de brinco.

8. Brinco  de argola

Outro tipo clássico de brinco é o modelo de argola, que pode variar em espessura do aro e em diâmetro. 

9. Brinco pêndulo

 Foto de brinco pêndulo da Prata e Arte

O brinco pêndulo geralmente tem uma parte fixa no lóbulo, com pedras penduradas por um cordão de prata. 

10. Brinco de franja

Segue o mesmo estilo de franjas que encontramos em roupas e acessórios. O brinco de franja tem vários cordões de prata alinhados, bem próximos uns dos outros. Geralmente é preso no lóbulo por uma parte fixa em metal.

11. Brinco cascata

 Foto de brinco cascata da Prata e Arte

O brinco do tipo cascata é um modelo que traz várias camadas de pedras ou do metal em que é feito. Proporciona um efeito visual diferente, como se fosse uma cascata presa no lóbulo.

12. Maxibrincos

O nome já diz tudo, mas vamos reforçar: o maxibrinco é uma joia grande, que chama a atenção no visual. Pode ser feito todo em prata, com ou sem pedras aplicadas, ter design orgânico ou geométrico. O que importa é o tamanho: é maxi!

13. Ear Cuff

O brinco do tipo Ear Cuff é um modelo que caiu no gosto das fashionistas. Sua principal característica é que a peça fica virada para cima, acompanhando o contorno da orelha.

14. Ear Jacket

O Ear Jacket é um brinco composto por duas partes: uma delas fica presa na frente do lóbulo e a outra na parte de trás, conferindo um ar sofisticado até às joias mais básicas.

15. Ear Hook

O brinco do tipo Ear Hook também tem um design diferente, como os ear cuffs. A parte em metal forma uma meia argola que se encaixa dentro da orelha.

Melhores brincos para cada tipo de rosto

Alguns tipos de brinco ficam melhores em rostos redondos, enquanto outros valorizam os rostos quadrados. Confira abaixo os brincos mais recomendados para cada formato de rosto: 

Rosto redondo, coração e diamante

Os rostos de formato redondo, coração e diamante combinam com brincos compridos, pois eles ajudam a alongar o rosto.

No caso do formato redondo, é melhor optar por peças verticais, como o brinco pêndulo. Já os formatos coração e diamante pedem brincos arredondados, que fiquem na altura do queixo, para dar sensação de volume nessa região.

Rosto quadrado 

O rosto quadrado é caracterizado pelas linhas retas e pela mandíbula aparente. Os brincos redondos são os mais indicados para esse formato de rosto, porque balanceiam o visual com linhas curvas.

Para não sobrecarregar a linha da mandíbula, prefira brincos pequenos ou médios. 

Rosto oval

O rosto oval é muito simétrico e, por isso, combina com todos os tipos de brinco. Só é preciso prestar atenção no comprimento do pescoço. Se o pescoço for curto, é mais indicado usar brincos compridos e finos. Se o pescoço for comprido, é melhor usar brincos arredondados.

Rosto retangular

Já o rosto retangular, por ser mais alongado, fica ótimo com brincos arredondados, de tamanho pequeno ou médio, como argolas e brincos stud. Isso porque os acessórios curvados e horizontais ajudam a contrabalancear as linhas retas e verticais do rosto.

De todos os tipos de brinco que mostramos neste artigo, qual deles mais combina com você? Adquira seu modelo favorito na Prata e Arte, com 10% de desconto para leitoras do blog. Use o cupom VIP10 e aproveite!  

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.