Proteção, boas energias e muito estilo
Amuletos de boa sorte sempre estiveram muito presentes em todas as culturas. Os patuás, por exemplo, têm origem nas religiões de matriz africana e acredita-se que trazem proteção e energias positivas.
Tanto é que ultimamente eles vêm ganhando força como acessórios para o dia a dia também. Aposto que você já viu algum por aí ou até já usou e não sabe! Hoje, o amuleto pode ser considerado qualquer símbolo que represente uma crença, simbolize devoção e traga coisas boas. Afinal, todos gostam de se sentir bem e protegidos todos os dias.
Quer se expressar com esses amuletos e trazer personalidade ao seu look? Confira as nossas dicas!
Joias com olho-grego
As joias e acessórios com o famoso olho-grego (também chamado de olho-turco ou nazar) já são velhas conhecidas nossas. Acredita-se que ele pode absorver energias negativas e proteger contra a tão temida inveja. Normalmente é feito de vidro e dizem que a cor azul representa o olhar de Deus, protegendo e iluminando.
Você com certeza já deve tê-lo visto por aí em pingentes, pulseiras, brincos e até anéis. É um dos amuletos mais conhecidos e você não deve encontrar dificuldades para combinar com o visual. A dica aqui é abusar do azul e do branco, que ficam muito bem com essas joias.
Escapulário de prata
Um dos grandes símbolos de proteção do catolicismo, o escapulário pode ser considerado um amuleto. É super delicado e leva a sua crença junto com você no dia a dia, além de combinar com qualquer look. Na Prata e Arte você encontra esse acessório em prata e pode usá-lo o tempo todo.
Os devotos e devotas do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora do Carmo, por exemplo, já são fãs de carteirinha do escapulário.
Hamsa ou Mão de Fátima
Um amuleto que é um pouco menos conhecido, mas ainda tem seus adeptos, é a Hamsa ou Mão de Fátima. Para quem gosta de história, este amuleto é um prato cheio! É uma imagem utilizada desde a antiguidade pelas religiões orientais, passando pelo judaísmo e islamismo, encontrando representações até no Egito.
O significado é profundo e você que é mais universalista não pode deixar de lado. A crença que a mão interrompe todo o mal direcionado a você é poderosa e o talismã pode ser usado de quantas formas você desejar.
Berloques diversos
Falando em universalista, os brasileiros são craques em crenças variadas. Assim, a mesma pessoa que usa um escapulário pula as sete ondas no ano novo, toma passe e não deixa chinelo virado. Uma pluralidade que nos dá inúmeras opções de acessórios e joias que representam e misturam fé, crenças, religião e superstições.
Por isso, uma ótima forma de representar tudo o que é você é apostar nas pulseiras com berloques como:
- escaravelho, considerado sagrado no Egito e usado para atrair boas energias, simboliza a eternidade;
- figa e trevo de quatro folhas, que trazem sorte e protegem contra as forças do mal, segundo povos europeus antigos, como os celtas;
- medalhinhas de santos ou símbolos do cristianismo, para acompanhar você aonde quer que você vá;
- filtro dos sonhos, originário das tribos indígenas norte-americanas, para proteção durante a noite;
- pimenta, que serve para afastar a inveja e mau olhado.
Deu para perceber quantas formas existem de expressarmos nossas crenças? O mais legal é que você pode escolher aquela que se encaixa melhor com você para unir várias ao mesmo tempo. Assim, colares, pulseiras, anéis e conjuntos podem dizer um pouquinho mais sobre você no dia a dia.
Para conhecer todas as joias da Prata e Arte, inclusive os patuás, é só acessar o nosso site e se deslumbrar!