imagem de noivos trocando alianças no dia do casamento

Data do casamento: como escolher o mês perfeito para dizer “sim”

Escolher a data do casamento é uma das decisões mais importantes que os noivos precisam tomar. A data certa vai depender de diversos fatores, como o clima, o orçamento, a disponibilidade do local e o estilo de cerimônia desejado. 

Essa decisão pode ser um desafio, mas com esse artigo especial você encontrará orientações certeiras para ajudar na sua escolha, considerando os prós e contras de cada mês. 

Pensando no planejamento como um todo, você também pode conferir o guia criado pela Prata e Arte sobre como organizar um casamento em 9 passos, que lhe ensinará a preparar a lista de convidados, a seleção de fornecedores, locais, trajes, elaboração de cronograma, e outros pontos para o seu checklist.

Como escolher a data do casamento certa?

Selecionar a data do casamento envolve uma série de observações. Para ajudar nesse processo, a Prata e Arte criou 6 passos que facilitarão a tomada de decisão dos noivos.

  1. Verifique a agenda dos convidados: consulte as agendas dos familiares e amigos mais próximos para que não haja conflito nas datas, para que possam comparecer ao casamento.
  2. Escolha a estação do ano: o clima é um dos fatores mais importantes. Casamentos ao ar livre, por exemplo, são melhores nos meses de primavera ou outono, enquanto os meses de verão são ideais para casamentos à beira-mar. O inverno requer maiores cuidados com a seleção do espaço do evento, que precisa ser aquecido. Por outro lado, permite uma festa acolhedora e romântica.
  3. Considere o orçamento: casamentos em meses de alta demanda, como maio e setembro, tendem a ser mais caros. Já os meses como fevereiro e agosto costumam ter custos mais baixos.
  4. Datas especiais: se há uma data significativa para o casal, como o aniversário de namoro, essa pode ser uma escolha especial. 
  5. Feriados e férias escolares: casar em um feriado ou no período de férias pode facilitar a presença de convidados que precisam viajar, mas também pode significar custos elevados.

Seguindo esses passos, você certamente encontrará a data ideal para o seu casamento! Importante: não esqueça de gravar a data no interior da aliança, para criar um símbolo ainda mais forte dessa linda união. 

Explore nossa seleção de alianças de casamento no site da Prata e Arte e aproveite o cupom de desconto VIP10.

imagem em close up de aliança de casamento

Qual é o melhor mês para casar?

Cada mês possui suas particularidades, prós e contras para a realização da cerimônia. A seguir, confira uma lista com as vantagens e desvantagens de cada mês para as festas de casamento.

Janeiro

Vantagens: menos disputado e, portanto, mais econômico. Possui maior disponibilidade de locais e fornecedores. 

Desvantagens: calor intenso em muitas regiões do Brasil. 

Fevereiro

Vantagens: preços competitivos devido à baixa demanda, com boa oferta de fornecedores e locais.

Desvantagens: clima muito quente e úmido, com possibilidade de chuvas, o que dificulta casamentos a céu aberto.

Março

Vantagens: início do outono, com clima mais ameno. Como nos meses anteriores, também possui boa demanda para fornecedores e espaços para locação de eventos.

Desvantagens: ainda pode ter chuvas em algumas regiões.

Abril

Vantagens: clima agradável e estável, apropriado para casamentos ao ar livre.

Desvantagens: início do período de alta temporada, com preços mais elevados.

Maio

Vantagens: considerado o “mês das noivas“, é uma escolha tradicional. Clima ameno e menos chuvoso.

Desvantagens: alta demanda e preços mais elevados. 

Junho

Vantagens: clima frio, ideal para casamentos temáticos ou em locais de serra. Permite escolher ambientes campestres e aconchegantes.

Desvantagens: pode ser desconfortável para convidados em ambientes ao ar livre sem aquecimento. Atenção redobrada com idosos e crianças, mais sensíveis ao frio. Há também uma limitação quanto a seleção de cardápio.

Julho

Vantagens: menor procura, o que facilita negociações e descontos. Bom para casamentos em locais fechados.

Desvantagens: por conta das férias escolares, pode ser um mês competitivo na agenda dos convidados.

Agosto

Vantagens: considerado um dos meses mais baratos para casar. Clima seco em muitas regiões.

Desvantagens: agosto tem uma má fama e é tradicionalmente evitado por essas superstições. Porém, para os céticos, isso representa uma vantagem em relação a descontos e negociações.

Setembro

Vantagens: início da primavera, com clima agradável e flores desabrochando. Muito popular para casamentos ao ar livre, usando decoração com flores e frutas.

Desvantagens: alta demanda e preços mais elevados. Convidados alérgicos podem recusar convites caso o evento seja realizado em ambiente aberto e com muitas flores, devido a presença de pólen.

Outubro

Vantagens: clima perfeito para festas ao ar livre. No hemisfério norte, este é o mês tradicional para casamentos. Alta disponibilidade de flores e paisagens bonitas.

Desvantagens: pode ser mais caro devido à alta demanda.

Novembro

Vantagens: clima agradável e com menor chance de chuvas. Também apropriado para casamentos ao ar livre.

Desvantagens: muita procura por ser próximo ao verão.

Dezembro

Vantagens: mês quente, bom para casamentos à beira-mar.

Desvantagens: alta competitividade e preços elevados devido às festas de fim de ano. Este também é o motivo para conflitos na agenda dos convidados, quando as famílias viajam em períodos mais prolongados.

Confira o resumo das principais vantagens para cada estação do ano:

Primavera (setembro a novembro) O clima é agradável e a paisagem fica linda para casamentos ao ar livre.
Verão (dezembro a fevereiro) Ideal para casamentos à beira-mar ou locais fechados com ar-condicionado, especialmente em regiões quentes.
Outono  (março a maio) Apresenta clima ameno, ideal para casamentos ao ar livre.
Inverno (junho a agosto) Ótimo para casamentos em locais fechados ou destinos frios, como montanhas.

Data do casamento: joias para cada estação

Pensando no visual da noiva, é necessário selecionar joias que combinem com a estação, além de, claro, harmonizar com o vestido e o cabelo. Os brincos merecem uma atenção especial!

Nos meses mais quentes, as noivas geralmente usam penteados presos ou semi presos. Uma escolha adequada de brinco para noivas com coque ajuda a destacar ainda mais a beleza do rosto e do decote. 

Nas estações mais frias, as noivas preferem soltar as madeixas! Os brincos para noivas de cabelo solto costumam ser mais delicados para não pesar no visual.

Já escolheu as joias para o seu grande dia? Use o cupom VIP10 e ganhe 10% de desconto na primeira compra no site da Prata e Arte. Entregamos em até 4 horas para Curitiba e região!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.